420, de onde surgiu esse termo?

No próximo dia 20 de abril, às 4h20 da próxima segunda, maconheiros do mundo inteiro vão se reunir em suas cidades para discutir a política de drogas e celebrar o ‘Dia da Maconha’ em cidades como Denver, Vancouver e Seattle. O 4:20 (também grafado como 420 ou 4h20) é o maior símbolo mundial da cultura canábica, mas você sabe de onde veio esse termo?

Fada da Maconha curte um Weed Day em Toronto

Tudo começou no ano de 1971, quando cinco adolescentes encontraram um mapa que apontava a localização de uma plantação de maconha nos arredores de San Francisco. Os guris resolveram procurar pelo tesouro e combinavam de se reunir todos os dias na saída da aula, às 4h20.

Os garotos, conhecidos como Waldos, nunca encontraram o tal eldorado da maconha, mas o número mágico passou a ser usado como uma senha em algumas rodinhas de fumetas.

O código se espalhou entre amigos, agregados e conhecidos, entre eles os integrantes de uma banda de rock californiana, os Grateful Dead. Rapidamente, o 420 passou a fazer parte do vocabulário dos “deadheads”, como eram chamados os fãs do Grateful Dead.

A banda Grateful Dead foi a grande responsável pela popularização do 4:20 nos anos 70

De lá pra cá, o 420 se tornou um ícone da contracultura, aparecendo obras como Pulp Fiction e a animação Family Guy. No Colorado, uma placa que indicava a extensão de 420 milhas da rodovia interestadual era constatemente roubada. Precavidos, os policiais mudaram a nova placa para 419,99 milhas.

-> Quer ler mais curiosidades sobre a maconha? Visite o nosso fórum