Quanto tempo leva até a colheita de um cultivo de maconha?

Quando você começa a cultivar a própria maconha também se apaixona ainda mais por cultivo a cada período de desenvolvimento das plantas. Da germinação ao momento em que elas entram no estágio vegetativo e começam a crescer, até a tão sonhada floração quando os brotos aparecem, engordam e ficam resinados. Porém, o momento mágico, e mais esperado,  certamente é o da colheita e uma dúvida frequente de quem está começando é: quanto tempo dura até a colheita de um cultivo de maconha?

Afinal, quem planta quer fumar e degustar suas flores o quanto antes, porém o tempo que irá levar até a colheita do seu cultivo vai depender de como você está cultivando, se indoor ou outdoor, e de outros fatores como a própria genética das sementes, já que algumas podem chegar a floração rapidamente, enquanto outras podem demorar até 4 meses.

Portanto, o melhor que se tem a fazer é apreciar o desenvolvimento das suas plantas e entender os fatores que vão determinar quanto tempo vai levar para a colheita delas.

 

O período médio de cada estágio da maconha até a colheita

 

  1. Germinação

 

A germinação das suas sementes pode variar de um até 7 dias, porém é muito comum que utilizando os métodos corretos e sementes saudáveis, as raízes já apareçam em 48 horas. Veja como selecionar as melhores sementes de prensado para em seguida iniciar a germinação delas conforme este tutorial de como germinar sementes de maconha.

 

  1. Estágio Vegetativo

Esse é um dos períodos mais importantes de um cultivo e que vai ser determinante na hora da colheita, pois o estágio vegetativo é quando as plantas começam a se desenvolver, criar raízes, tronco, galhos, e realmente crescem. A vegetação ocorre em cerca de 2 meses, porém é possível forçar a floração após um desenvolvimento de em média 3 semanas se desejar.

Mas o comum em um cultivo indoor adequado, com as plantas recebendo suas 18 horas de iluminação, o ideal é que elas vegetem por 2 meses para então entrarem no estágio seguinte que é o da floração.

Maconha em estágio Vegetativo

 

  1. Floração

 

A floração é um momento quase tão esperado quanto o da colheita. A partir deste estágio é possível ver finalmente o surgimento de vários brotos, e depois eles engordando, criando suculência, cada vez mais cheiro, e muitos cristais e terpenos. Neste período que antecede a colheita você vai passar ainda mais tempo admirando suas plantas, e talvez fique ainda mais ansioso para experimentá-las, porém é bom acalmar o coração para que elas fiquem ainda melhores.

 

O período de floração de cada genética varia, algumas chegam ao seu máximo de desenvolvimento mais rapidamente, com pouco mais de um mês, e outras variedades podem ter seus buds engordando por 3 meses ou até mais, o que convenhamos não é nada ruim se você não estiver com pressa. O mais comum em cultivos indoor é que o tempo entre a floração e a colheita seja de 2 meses também, totalizando assim uma média de 4 meses ou mais da germinação à colheita.

Maconha em período de floração.

Como saber se chegou a hora da colheita?

 

Pode ter certeza que essa é uma pergunta bastante comum e frequente também. Muitos cultivadores, principalmente os de primeira viagem, fazem tudo corretamente, da germinação à floração, mas não sabem quando chegou a hora da colheita. Alguns ficam na dúvida se devem deixar os buds engordarem mais, ou se é melhor colher, secar e curar logo para fumar, mas no fundo isso também vai depender de cada planta.

Quanto mais se cultiva, mais fácil fica de saber quando as suas plantas estão prontas para serem colhidas, por conta da experiência que vai se adquirindo ao observá-las e o aperfeiçoamento de algumas técnicas visuais que ajudam neste momento.

 

O que observar para decidir se está na hora da colheita

 

  • Pistilos

 

Observar os famosos “cabelinhos” das plantas, que são os Pistilos é a principal e mais fácil maneira de decidir se o seu cultivo está ou não pronto para a colheita. Isso porque eles mudam de cor conforme vão se desenvolvendo, por isso quando ainda estão brancos é porque não atingiram os níveis de THC que tanto desejamos. Dificilmente eles vão permanecer iguais  do início ao fim da floração.

 

  • Tricomas

 

Esse é o método mais preciso de se identificar se suas plantas já podem ser colhidas, e é possível coloca-lo em prática com uma simples lupa para observar os Tricomas, que são as glândulas ondem ficam os cristais resinados da maconha. Além de ser lindo de ver aquelas pedacinhos brilhantes e repletos de THC e sabores, eles vão lhe ajudar nesse processo.

 

Procure com a lupa os tricomas que têm umas espécie de bolinha em cima, como se fossem cogumelos, mas repletos de substância psicoativa. Além de contribuírem para a potência do resultado final do seu cultivo, eles mudam de cor e ficam mais pegajosos quando estão prontos.

 

Pistilos de maconha

Pós-colheita

Depois da colheita o cultivador precisa ter mais um pouco de paciência até finalmente degustar suas flores, pois não menos importante do que todo os processos que falamos acima, é a secagem e cura delas para que fiquem ainda melhores. O tempo para isso novamente vai variar conforme o desenvolvimento da planta e sua genética. O Growroom tem ainda esse tutorial de secagem e cura.

 

  • Secagem

 

A secagem é muito importante para evitar possíveis mofos nas suas plantas recém colhidas. De preferência coloque os galhos de ponta cabeça em um local escuro e arejado durante um período de cerca de 5 a 10 dias, ou se perceber que ainda estão muito úmidas, pode deixar até mais.

Secagem de maconha após colheita.
  • Cura

 

Muita gente ignora o processo de cura por pura ansiedade para fumar a maconha que foi colhida, mas esquece que curar é importante para o sabor final. Colocar suas flores em potes herméticos após a secagem vai reforçar o aroma delas, e tirar aquele gosto de “mato seco” que ficou do processo de secagem. Ter paciência na cura pode ajudar muito na qualidade, por isso recomendamos de 15 a 30 dias de cura.

 

Tempo médio para que a maconha cultivada esteja pronta para ser consumida

5 meses ou mais.

Conheça a Semana do Grower!