Veja a diferença entre EC, PPM, TDS e a concentração ideal para cannabis

A fertilização é uma das partes mais importantes no plantio de cannabis. Principalmente quando o cultivador está cultivando em solo inerte, em que ele é responsável por fornecer os nutrientes necessários para a planta.

A fertilização feita da maneira correta ajuda a planta a se desenvolver de forma plena e a se manter saudável. Isso significa que a dose de fertilizante deve estar dentro do recomendado.

Dar mais fertilizante do que a planta precisa, além de ser um desperdício de dinheiro, pode matá-la por excesso de sais, o famoso overfert. Dar pouco fertilizante por outro lado, pode travar o crescimento da planta e deixá-la enfraquecida por falta de nutrientes.

LEIA MAIS: 32 dicas para regar sua planta

O ideal é seguir as recomendações do rótulo de cada fabricante, ou seguir sua tabela de fertilização, que geralmente é disponibilizado no site da marca do produto.

O problema é que os valores recomendados pelas marcas podem variar de país para país. Alguns calculam em EC, enquanto outros calculam em ppm.

Se você já tentou comprar um medidor de EC ou de ppm na internet, pode ter se deparado com uma terceira sigla, o TDS.

Vamos ver a seguir o que significa cada uma dessas siglas e qual medidor é o mais recomendado pra você.

EC, PPM E TDS

  • EC é a sigla de Electrical Conductivity  (condutividade elétrica).
  • PPM é a sigla de Parts Per Million (partes por milhão)
  • TDS é a sigla de Total Dissolved Solids (sólidos totais dissolvidos)

EC e TDS são siglas utilizadas para calcular a quantidade de sólidos dissolvidos em uma solução aquosa. Ou seja, para os jardineiros, servem para mostrar a concentração de fertilizante na água.

Medidor TDS, mostra valores apenas em ppm

Medidores de EC utilizam a unidade de medida microsiemens/cm (µS/cm) ou milisiemens (mS/cm). Medidores TDS calculam o EC e convertem o resultado para a unidade de medida em partes por milhão (ppm).

Esses aparelhos calculam a quantidade de sólidos dissolvidos em uma solução através da condutividade elétrica (EC) . Quanto maior a quantidade de sais, maior será a condutividade elétrica. Em uma água destilada, sem a presença de sais minerais o EC deve ser igual a zero.

Na prática os dois medidores funcionam da mesma maneira, mas convertem em unidades de medida diferentes. Alguns aparelhos podem mostrar o resultado de uma solução tanto em ppm quanto em µS/cm (geralmente descritos como TDS&EC).

  • TDS mostra o resultado em ppm
  • EC mostra o resultado em µS/cm ou mS/cm (1 S/cm = 1.000 mS/cm; 1 mS = 1.000 µS/cm)

Conversão de EC para PPM

Geralmente os fabricantes de fertilizantes dos Estados Unidos mostram a medida em ppm, enquanto em outros países a maioria mostra a medida em EC.

LEIA MAIS: Medidor de pH. Como calibrar o seu?

O problema é que a conversão do EC para ppm não é padronizada, então este valor pode mudar de país para país. Esta conversão pode ser feita 3 escalas:

  1. EUA 1 ms/cm (EC 1.0 ou CF 10) = 500 ppm
  2. Europa 1 ms/cm (EC 1.0 ou CF 10) = 640 ppm
  3. Austrália 1 ms/cm (EC 1.0 ou CF 10) = 700 ppm

Se o medidor permite alternar entre unidades EC e TDS, seu fator de conversão pode ser facilmente determinado dividindo um pelo outro.

Coloque o medidor na solução e leia TDS em ppm. Mude para EC no medidor e leia EC em ms/cm.

Fator de conversão = ppm/EC.

[Nota: se o seu medidor lê em µS/cm, você antes deve converter o valor para mS/cm divindo por 1000 (1.0 mS/cm = 1000.0 µS/cm)]

A tabela ao lado mostra rapidamente a conversão de EC para as diferentes escalas de ppm.

Medidores TDS ou EC?

Ao adquirir um medidor, leve em conta a origem dos fertilizantes que você usa geralmente. Se a tabela do produto mostra a dosagem em ppm, prefira os leitores TDS; se a dosagem é feita em mS/cm ou µS/cm, prefira os medidores de EC.

Se você utiliza diferentes tipos de fertilizante, é interessante que você invista em um medidor TDS&EC, que mostra os dois valores e que vai facilitar muito sua vida.

LEIA MAIS: O que é a Growroom High School, a escola de cultivo do Growroom

Medidas para o cultivo de cannabis

Os níveis de concentração da solução de nutrientes estão ligados à absorção de nutrientes pelas raízes e à evaporação da água. Se a concentração da solução estiver muito alta, o processo interno de osmose pode reverter e desidratar a planta, o que causa queimaduras nas folhas.

A concentração da solução diminui à medida que a planta absorve nutrientes, mas a água também evapora o que faz com que a concentração de nutrientes aumente. Ajuste a concentração da solução adicionando fertilizantes ou acrescentando água para a diluir.

Para cannabis é indicado utilizar valores entre:

  • Germinação: 0.8 a 1.3 mS/cm (400 a 650 ppm)
  • Clones: 0.5 a 1.3 mS/cm (250 a 650 ppm)
  • Vegetativo: 1.3 a 1.7 mS/cm (650 a 850 ppm)
  • Floração: 1.4 a 2.2 mS/cm (700 a 1100 ppm)

[NOTA: Para hidroponia é importante saber as condições da água do reservatório, pois os minerais podem se esgotar à medida que o nível da água cai. Fique sempre alerta para ajustar os níveis conforme necessário.]

 

Conheça a Semana do Grower!