Legalização da maconha no México

0
824

 

O México é um dos países que mais sofreu com a guerra às drogas declarada pelos Estados Unidos nos anos 70 justamente por fazer fronteira com os americanos que fizeram os mexicanos sentir na pele o preço de se viver em um país subdesenvolvido tendo do outro lado da fronteira ricos dispostos a consumir, mas que não sofriam a repressão por isso.

Nesta semana, o país viveu um dos passos mais importantes para se livrar em partes dessa guerra com a legalização da maconha tendo total jurisprudência para ser discutida. Isso porque duas decisões proferidas pela Suprema Corte do México consideraram inconstitucional a proibição do uso recreativo da planta, o que abre precedente para que futuros casos também sejam despenalizados.

Com pelo menos cinco decisões totais considerando ilegal a proibição, o Congresso mexicano passa a ter 90 dias para reescrever uma nova legislação sobre a maconha para vigorar no país, e a expectativa da cultura canábica em geral é que já se regulamente também o cultivo e o comércio legal da planta, pois não é nenhuma novidade para o país que já realiza um evento cannábico, a sua própria ExpoWeed.

Além disso, tudo parece estar realmente bem encaminhado por lá já que o presidente eleito Andrés López Obrador,  do Partido De La Revolución Democrática (PRD) deu declarações favoráveis à regulamentação da planta no país. Ou seja, em breve o México vai ser mais uma Nação avançada no tema, e na América Latina.

Deixar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.