Húmus de Minhoca – Fertilizantes orgânico para cannabis

0
640
humus de minhoca

Uma das maneiras de garantir uma colheita abundante e saborosa é usando o húmus de minhoca. Ele é um produto natural, resultado da digestão dos alimentos ingeridos pelas minhocas. Completamente orgânico, ele é extremamente rico, tanto em macro-nutrientes, como em traços de minerais, que são vitais para m produto natural, resultado da digestão dos alimentos ingeridos pelas minhocas. Completamente orgânico, ele é extremamente rico tanto em macro-nutrientes como em traços de minerais, que são vitais para as nossas plantas.

Os benefícios de se usar o húmus de minhoca não se limitam apenas aos nutrientes. A sua utilização oferece várias outras vantagens que surpreendem os cultivadores, ao ponto deles acharem que o húmus merece o título de super alimento para plantas. E por essa razão, o húmus de minhoca acabou se tornando o fertilizante mais popular entre os growers, que conhecendo os benefícios do produto, fazem uso em seus cultivos e com isso conquistam colheitas rentáveis e saborosas.

Mas existe aqueles cultivadores que associam a palavra compostagem a trabalho duro, quando na verdade, é um método relativamente simples e fácil. Precisamos basicamente de um bom ambiente para as minhocas e comida em abundância, porque essa junção faz com que a mágica aconteça. Depois, é só aplicar no seu cultivo e ver de perto os resultados, com plantas felizes e saudáveis, capazes de produzir lindas flores.

Para começar a usar o húmus de minhoca é aconselhável saber o básico sobre ele. Nesse artigo vamos abordar os benefícios de utilizá-lo e dar exemplos de como fazer seu melhor uso. Graças ao seu efeito positivo para as plantas, estudar e dominar esse assunto pode ser extremamente valioso para um cultivador.

O que precisamos saber sobre o húmus de minhoca

A melhor maneira de turbinar seu solo é misturando o húmus de minhoca a outros substratos bons para o cultivo da cannabis. Para os growers interessados, essa seção irá abordar toda a informação necessária para começar a utilizar o húmus de minhoca de forma eficaz em seu cultivo. Mas antes, vamos dar uma explanada na sua composição e seus benefícios.

1 – O que é Húmus de Minhoca?

Como já falamos, o húmus é o excremento proveniente da digestão de vários alimentos feitos pelas minhocas. Através da digestão, elas conseguem produzir um material carregado com nutrientes muito ricos para o seu solo.

1.1 – Húmus de Minhoca x Vermicompostagem

Algumas pessoas pensam que eles são a mesma coisa, mas não: húmus de minhoca é um pouco diferente de vermicompostagem. O primeiro é feito exclusivamente das fezes das minhocas, enquanto o segundo é uma mistura das fezes com outros materiais da compostagem. Ambos tem os mesmos ingredientes básicos e são frequentemente combinados um com o outro.

1.2 – Que tipo de minhocas posso usar?

Existem dois tipos de minhocas que os cultivadores usam para essa finalidade. Os dois principais tipos são a Lubicus rubellis e a Eisenia foetida, que também são utilizadas como isca para pesca. Casualmente são conhecidas como minhocas vermelhas,  californianas.

2 – Os benefícios do húmus de minhoca

Além de ser totalmente livre de químicas e de baixo custo, o húmus de minhoca é capaz de fazer uma baita diferença no seu jardim. Além do fato de ficarem disponíveis para as plantas rapidamente, é muito fácil produzí-los. Então o que mais precisamos? Para admirar verdadeiramente essa mágica, vamos ver como eles são benéficos para o seu cultivo.

2.1 – Aeração do solo

Enquanto alguns cultivadores mantém as minhocas em um recipiente, alguns são mais práticos e as deixam soltas em seu jardim. Isso permite que elas exerçam sua mais óbvia função, que é fazer túneis de ar no solo, permitindo a oxigenação. E como resultado disso, as raízes ganham mais espaço para absorver mais água e nutrientes.

2.2 – Ecologicamente correto

Além de ser um decompositor natural, as minhocas ajudam a reduzir os restos domésticos ao reciclar os resíduos da cozinha. Isso reduz os aterros sanitários e passa a produzir solos ricos para produção e colheita de plantas. Adicione ainda o fato de com o húmus não precisar utilizar fertilizantes químicos no seu jardim.

2.3 – Livre-se dos micro-organismos indesejáveis

O húmus de minhoca produz o chorume, que elimina fungos tóxicos e bactérias. Em outras palavras, ele combate doenças que poderiam enfraquecer suas plantas e afetar a sua produção. Além disso, ele introduz microorganismos benéficos que ajudam a manter o solo rico e as plantas saudáveis.

2.4 – Boa absorção no seu solo

O húmus faz com que o solo absorva a água com mais facilidade. O resultado é um solo com plantas bem hidratadas, sem risco algum de secar completamente.

2.5 – Estabiliza o pH do solo

O solo precisa de um pH balanceado para que as plantas possam absorver os minerais essenciais. Quando utilizamos o húmus de minhoca, ele automaticamente corrige o nível de pH. Tanto que para muitos growers, ele é o melhor remédio e acaba servindo como prevenção para problemas de nutrição.

2.6 – Remove as toxinas do solo

Algumas vezes, é possível encontrar metais pesados e outros materiais tóxicos no solo. Incrivelmente, o húmus de minhoca pode remover esses resíduos perigosos, deixando o solo seguro e adequado para o cultivo de plantas. Isso é muito útil quando se cultiva cannabis em aterros sanitários ou outros tipos de solos contaminados.

2.7 – Repele pragas

Além de melhorar a qualidade do seu solo, o húmus de minhoca também protege as plantas de algumas pragas. Alguns estudos constataram que aplicar o húmus nas plantas faz com sejam liberados algumas substâncias químicas que são repelentes aos insetos. Em outras palavras, é um controle de pragas sem a utilização de produtos tóxicos.

Deixar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.