#VergonhaPetecão: veja por quê o senador barrou a SUG/25

Confira os argumentos usados pelo político para defender a criminalização do cultivo de maconha

6
1233
O Senador Sérgio Petecão (PSD-AC) ao lado do Dr. Emílio Figueiredo, durante audiência da CDH sobre descriminalização do cultivo da cannabis para uso próprio, em Brasília - 26/10/2017
O Senador Sérgio Petecão (PSD-AC) ao lado do Dr. Emílio Figueiredo (Growroom), durante audiência da CDH sobre descriminalização do cultivo da cannabis para uso próprio, em Brasília - 26/10/2017 (Foto: Fernão Rocha/Senado Federal)

#VergonhaPetecão

Como o Growroom noticiou nos últimos meses, a descriminalização do cultivo de cannabis para uso pessoal foi debatido em Brasília, em uma audiência pública. O senador relator da sugestão legislativa foi Sérgio Petecão (PSD/AC) e mesmo ouvindo os melhores argumentos a favor da descriminalização, o político optou por encerrar o assunto e barrar a sugestão, soltando um relatório onde buscou justificar a sua tomada de decisão.

O documento, entretanto, abre margem para diversos questionamentos e usa uma argumentação que pode ser considerada pífia, como o fato do senador dizer que a maconha não deve ser liberada, tendo em vista que pode aumentar a ingestão de produtos industrializados, como refrigerantes e chocolates.

Revoltados com essa decisão, convocamos vocês para irem às redes sociais do político e usar a hashtag #VergonhaPetecão. E a nossa força foi percebida por ele, que resolveu levantar essa questão durante uma conversa com outros parlamentares. Quer ver o motivo da #Vergonha? Assista a esse vídeo aqui, só pra começo de conversa:

Mas se você pensa que para por aí, está enganado. O senador também concedeu uma entrevista para a TV Senado, onde mais uma vez usou os piores argumentos para justificar a sua decisão, tais como: “maconha é a porta de entrada para outras drogas, ninguém quer ver o filho neste mundo”.

Resposta

Assim que o senador rejeitou a sugestão legislativa, Cidinha Carvalho, presidente da Associação Cultive e mãe de uma menina que precisa fazer uso do óleo de cannabis gravou um vídeo revoltada com a decisão de Petecão. Cidinha e o marido possuem um habeas corpus que garante que eles possam plantar cannabis sem o risco de serem presos, mas lutam para que outras famílias também consigam o salvo-conduto e adquiram o direito de cultivar maconha.

Marta Suplicy: #SalvaNósMarta

Mas não são todos os políticos que adotam esse posicionamento radical contra à descriminalização da maconha. A senadora Marta Suplicy entrou com um pedido de vista da SUG/25 e recebeu nesta semana, em São Paulo, algumas personalidades que lutam pela cannabis medicinal.

Marta Suplicy recebe Cidinha Carvalho, presidente da Associação Cultive

“Recebi hoje, em São Paulo, o casal Maria Aparecida e Fabio Carvalho, a farmacêutica Renata Monteiro e o advogado Giordano Magri. Eles representam a Cultive, associação que defende o plantio de maconha para fins medicinais. Tramita na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal a SUG 25, uma sugestão legislativa que pede a “descriminalização da #cannabis para uso próprio”. O relator rejeitou a SUG 25, mas pedi vista do processo. Precisamos encontrar uma maneira de permitir que o uso medicinal da planta seja contemplado.”, garantiu a senadora.

Agora, mais do que nunca, precisamos continuar pressionando os políticos e mostrarmos a nossa cara e a legibilidade da nossa luta!


Desde 2010 o Growroom está lutando por leis mais justas e racionais para cultivadores, pacientes e usuários da cannabis. Essa vitoria e muitas outras é graças a vocês que nos apoiam e nos incentivam. Contribua com nosso apoia.se


6 Comentários

  1. Os portais canabicos deveriam se unir para organizar um protesto em frente ao STF em Brasilia pedindo que o nosso “querido” Alexandre Moraes devolva a R.E 635 659 que esta “parado” desde 2015 quando o falecido Zavascki pediu vista.

  2. Esse Sérgio Petecão é um crápula da sociedade Brasileira envolvido em corrupção e compra de votos em 2006 (pesquisem) que moral este cara tem para falar sobre qualquer assunto. ELE É CRIMINOSO, BANDIDO, ENVOLVIDO EM FALCATRUA, A MORAL QUE ESSE CARA TEM: 0

  3. Tá claro que ele é financiado pelo tráfico. Encabeça a pauta da liberação de armamentos. Não tem a mínima condição moral para falar de saúde e o bem do povo brasileiro. Mas ninguém segura a legalização, pois é um processo mundial. Petecão e todos esses proibicionistas vão cair, estão do lado errado da história e vão, em breve, ser vistos como aqueles que defendiam que a sociedade não estava pronta pra ter o voto feminino, a sociedade não estava pronta pra liberar os escravos.
    É necessário lutar, se informar, educar, e ter calma. Vai chegar nossa hora.

Deixar um comentário