Fogo no grow: saiba como cultivador quase se deu muito mal

Colocar fogo no seu grow pode te trazer inúmeros problemas, então tome cuidado!

2
703
Incêndio no cultivo indoor

Fique atento

É muito comum na vida de um cultivador passar por desafios e cuidados elétricos na manutenção de seus grows. Por muitas vezes, esse processo acaba sendo entendido como trabalhoso e difícil, o que cria “empecilhos” para que os maconheiros que querem plantar acabem postergando esse desejo.

Mas você não deve se preocupar com esse tipo de coisa, porque no fim das contas, todo cultivador acaba adquirindo um mínimo conhecimento em eletricidade e muitas vezes em instalações elétricas, para administrar e monitorar o cultivo. E aí você pode se perguntar como vai virar eletricista do dia pra noite, mas na verdade o processo de pesquisa vai te nortear e te ensinar a fazer os procedimentos básicos para garantir uma estrutura eficaz no seu espaço. É importante destacar que todo grow deve ser suportado por uma boa instalação elétrica para manter em equilíbrio a iluminação, ventilação e exaustão.

Depois que o seu grow estiver montado, é indispensável cuidar de toda a manutenção de seus equipamentos. Ou seja, se você perceber que algum dos componentes não está funcionando bem ou esquentando demais, é bom tomar como exemplo a história que trouxemos de um dos usuários do fórum.

Nosso colega passou por um acidente, não diretamente relacionado a instalação elétrica, mas que servirá para mostrarmos os cuidados que todo grower deve ter, afinal de contas, o que todo mundo quer é colher ótimos buds e não queimar a casa!

Vamos ao relato:

“Fala galera, do Growroom! Salve salve a casinha!

Entro em contato para compartilhar o meu drama deste domingo! Aconteceu comigo e pode acontecer com qualquer um! Por isso, gostaria de abusar do alcance de vocês para ajudar nossos irmãos que tão na luta conosco!

Hoje fui abençoado com um pequeno acidente no meu grow. Por muito pouco, me livrei de uma desgraça que talvez não tivesse fim durante todo resto da minha vida. Meu ventiladorzinho de clip (todo grower deve conhecer), começou a apresentar sinais de falha. Durante a última semana, certo dia acordei bem cedo pra ver as plantas como sempre faço, notei que esse ventilador estava dando umas travadas, engasgando. Na hora, eu dei dois tapinhas nele e voltou a funcionar normalmente.

Na noite de sábado, o ventiladorzinho começou a travar na minha frente, enquanto eu trabalhava um pouco nas plantas. Fiz a mesma coisa: dei mais uns tapas e ele voltou a funfar.

Então no domingo, acordei bem cedo pra ir espiar as minhas plantas e o ventilador estava completamente parado e bem quente na parte de trás. Lá fui eu novamente dar uns tapas e então ele voltou a funcionar. Mas como era domingo, voltei a dormir.

Por volta do meia dia, acordei, fui ao banheiro e etc. Chegando na sala, vi que a cozinha estava com muuuuuita fumaça. Entrei na dispensa do grow e tava lá, meu growzinho em chamas! (na parte de baixo). Desliguei tudo das tomadas e joguei água onde tava queimando. Resolvi o fogo.

Aconteceu que o ventiladorzinho esquentou até pegar fogo. Pegou fogo, derreteu e caiu no chão, atingindo outros equipamentos e também a lona do grow, se espalhando por todo chão.

Comecei a mensagem dizendo que fui abençoado… Sim, fui abençoado, pois se eu não estivesse em casa, se isso acontecesse enquanto eu tava no trabalho por exemplo, com certeza chamariam os bombeiros, pois o fogo se espalharia por toda instalação elétrica, atingiria o reator, meu outro grow que eu também tenho no quarto e ia dar a maior merda! Certamente eu iria em cana por diversos fatores, ia tomar processo e botar a vida de muitas pessoas do prédio em risco! O prejuízo seria incontável.

Para substituir por um ventilador novo, bastava eu investir uns R$50. Mas como eu vacilei, meu prejuízo foi mais ou menos de R$ 1500,00

Prejuízo:

  • 1 Growbox 80x80x160
  • 1 filtro de carvão ativado
  • Dutos
  • Régua de computador
  • 2 coolers e20
  • Higômetros
  • 2 plantas na flora
  • Restauração no piso parquet

Como sou a única pessoa responsável pelo meu plantio, é óbvio que o acidente foi totalmente por minha culpa, por minha ignorância em manutenção de ventiladores e por relaxar diante de sinais tão explícitos.

Não vacilem! Cuidem de tudo! Prevenir é melhor que remediar!”

Danos causados pelo fogo no grow 

Bom galera, depois desse relato de um amigo cultivador, está mais que claro que todo cuidado com o seu grow é importante, até porque não estamos falando apenas em perder o plantio, mas em consequências maiores, como ser processado ou tacar fogo no prédio inteiro, por exemplo.

2 Comentários

  1. É filhão quer plantar com wattagem alta e fio fino é isso mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se livro duma furada gigantesca ainda

  2. Lucas, acredito que não superaqueceu devido ao uso de fiação indevida, acho que foi excesso de calor e excesso de uso do ventilador mesmo. Quando esses ventiladores já estão com uma vida útil mais longa eles passam a aquecer mais até estragar. Quando estraga fica travado mas continua a puxar energia, e, consequentemente, pegam fogo.

Deixar um comentário