STF suspende ação penal por importação de sementes de cannabis

5
77812
STF suspende ação p[enal por importação de sementes de cannabis

Em decisão inédita, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a ação penal contra um acusado de importar 14 sementes de cannabis para uso pessoal.

A liminar concedida pelo ministro foi deferida via Habeas Corpus no dia 1º deste mês e levou em consideração o julgamento da criminalização do porte de pequena quantidade de droga que está sendo discutido no STF pelo Recurso Extraordinário (RE) 635659. O RE foi suspenso por pedido de vista havendo, até o momento, três votos proferidos pela inconstitucionalidade do artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas), que criminaliza o porte de drogas para consumo pessoal. O ministro menciona na decisão trecho de seu voto no julgamento do RE, no qual considerou a criminalização da posse de pequenas quantidades de droga inconstitucional, pois fere direitos à privacidade além de refletir o fracasso da “guerra às drogas”.

No site do STF, o ministro afirmou que “Afigura plausível a alegação de que a conduta praticada pelo paciente se amolda, em tese, ao artigo 28 da Lei de Drogas. Dispositivo cuja constitucionalidade está sendo discutida pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal.”

O que esta decisão muda a partir de agora?
De acordo com o consultor jurídico do Growroom, Emílio Figueiredo, esta decisão do ministro Luís Roberto Barroso, é “…uma forma de tentar influenciar os juízes de outro casos [similares]. Além de ser uma fissura na proibição do uso de entorpecentes.” Mas, para que a decisão entre no princípio da isonomia, ou seja, para que este veredito possa ser replicado em outros casos semelhantes, há necessidade de que a decisão de Barroso tenha o mesmo entendimento por parte de outros juízes que venham a julgar este tipo de ação penal.


Desde 2010 o Growroom presta suporte jurídico, através do SOS GROWROOM, àqueles que tem problemas legais com importação de sementes. Se você quiser ajudar a manter esse trabalho que hoje é feito gratuitamente, contribua com nosso apoia.se

5 Comentários

    • quer dizer que tem 1 juiz do stf que considera inconstitucional , só isso, mais nada. Mas sim aumentou as chances de acontecer o mesmo com vc caso vc rode importando seeds, mas nada garantido , ainda.

    • errado, quer dizer que você pode ou não ser acusado de alguma coisa, mas continuará sendo julgado se for pego.
      Isso apenas significa que os juízes podem começar a olhar esse tipo de caso com outros olhos. É um começo.

  1. O que me deixa triste nesses posts e que nada é concreto. Ou seja. Continue achando o que vc já tem certeza. nada é legal . Apenas um em 100 pensa da forma que . É apenas uma planta vamos parar de hipocrisia e liberar logo a Canabis . Pois ninguém pode dizer o que eu posso ou não fazer . A planta tá aí e continuará existindo . Mesmo sem. A presença do homo sapiens que está mais para burro sapiens. Abraço a todos e viva a planta milagrosa

Deixar um comentário