5 formas de se utilizar o nim (neem), um repelente natural

A árvore do nim possui propriedades repelentes de inseto, sendo uma aliada importante dos agricultores na adubação e principalmente na luta contra as praga.

5
6639
Nim ou Neem - (Azadirachta indica)
Nim ou Neem - (Azadirachta indica)

Não bastasse ter que lidar com substratos, nutrição, rega, temperatura, e diversos outros fatores para que uma planta de cannabis cresça saudável e se desenvolva de forma plena, ainda precisamos ficar atentos à possíveis predadores que podem destruir meses de trabalho duro.

As pragas são perigos que podem acabar com seu cultivo, e a diversidade de insetos e fungos que podem atacar seu grow é enorme. Se sua planta está outdoor então, as chances dela ser devorada por lagartas ou ter uma infestação de pulgões e spider mites aumentam consideravelmente.

Encontrar um pesticida que não prejudique sua saúde é um dos problemas para muitos growers, afinal, você não vai querer aplicar veneno nas flores que irá consumir depois. Além de ser maléfico para a saúde, é ruim para o meio ambiente.

Conheça 3 produtos da linha BioBizz que valem a pena investir

Felizmente novos produtos foram desenvolvidos para solucionar estes males, sem danos à saúde ou ao meio ambiente, por exemplo o óleo de nim (neem). Usado há milhares de anos mundo afora, agricultores do Brasil estão substituindo os pesticidas químicos comuns, pelo óleo.

Óleo de Nim

É a extração feita à partir da prensagem de sementes do neem indiano, uma árvore nativa da Índia que pode atingir 18m de altura. Muito utilizada para diversos fins farmacológicos no sudeste asiático.

Na agricultura, o óleo de nim é um eficiente repelente para mais de 400 espécies de pragas e insetos, entre eles: lagartas, besouros, gafanhotos, pulgões, cigarrinhas, cochonilhas, traças, percevejos, mosca branca, spider mites, trips, e outras pestes comuns no Brasil. É também indicado no controle de nematóides e doenças provocadas por fungos e bactérias.

Agricultores italianos estão plantando cânhamo para descontaminar o solo

5 formas de se utilizar o nim

Repelente – Como diz o ditado: melhor prevenir do que remediar. Portanto, a principal forma de se utilizar o Óleo de Nim é para evitar que as pragas cheguem ao seu grow. Para isso, basta diluir 10ml do óleo em 1 litro de água e pulverizar por toda a planta, inclusive em baixo das folhas a cada 10 dias. Ao sentir a sua presença, os insetos se deslocam para outras áreas não tratadas.

Larvicida – O nim é uma ótima opção para plantas que estão começando a apresentar sinais de infestação pois ele combate o ciclo reprodutivo do inseto, impedindo que ele se desenvolva. Assim que notar a presença de pragas pulverize a solução (10ml do óleo em 1 litro de água) pela planta.

Fungincida – Diversas vezes vemos plantas acometidas por fungos e bactérias. Se sua planta foi atacada por este tipo de praga, remova as partes contaminadas e pulverize a solução pela planta.

Torta de Nim – O nim pode ser usado como adubo no solo através da torta de nim, sendo uma fonte de nitrogênio (N) e nutrientes que enriquecem a biota do solo. Além disso, a torta de nim age como fitossanitário no controle de nematóides, bactérias e fungos.

Pet – Pode ser utilizado diluído na água do banho dos animais ou adicionado a produtos como sabonetes e xampus. Pode ser aplicado puro, diretamente nos animais controlando todos os parasitas externos e/ou em ferimentos para assepsia e cicatrização.

» Saiba mais sobre o Óleo de Neem no fórum do Growroom

5 Comentários

    • Sim, você pode. Mas dependendo do estágio da insfestação, não terá tanto efeito. Funciona como combativo, mas melhor quando usado de modo preventivo.

Deixar um comentário