Strain do Mês: D-Gusta, um patrimônio brasileiro

Ela é proveniente do intenso calor do Espírito Santo, mas já se espalhou pelo Brasil inteiro. Conheça a strain que caiu no gosto do povo

8
19035
Strain 'D-Gusta' com 5 semanas de floração. (Foto: Felipe Cotrim/Growroom)

Em dezembro de 2010, sob o calor intenso do Espírito Santo, surgiu uma strain que hoje está disseminada pelo Brasil, a D-Gusta. Uma cruza entre Cinderella 99 (C-99) com Chemdawg. Usando a técnica de estressar a planta, aprendida no fórum do Growroom, o membro ThiaBo resolveu juntar suas duas variedades favoritas e criar uma inédita ,com o melhor de cada uma.

A técnica de estresse, consiste em deixar a planta exposta à um fotoperiodo acima de 12 horas durante a floração, deste modo, algumas strains soltam pólen (que é o caso da Chemdawg). “O verão fez isso pra mim. O fotoperiodo aqui na minha região chega a umas 14 horas de luz no alto verão”, diz o grower. Assim, com a Chemdawg estressada, a planta começou a criar sacos que polinizaram a C-99, que por sua vez produziu algumas poucas sementes.

“Essa cruza não foi nada muito programado, só aproveitei a oportunidade pra ver o que saía das duas plantas que eu mais gostava de fumar. Tem o inconveniente de se ter seeds hermafroditas. Eu germinei quatro seeds, uma deu herma e três saíram fêmeas, mas serviu pra eu achar esse belo feno”, ele completa. Hoje em dia essa técnica está ultrapassada, novos produtos químicos como o Tiresias Mist, fazem a planta soltar pólen sem estressá-la e sem passar a característica hermafrodita para as sementes.

Growroom: Quais as sensações e efeitos que você poderia dizer que são as mais marcantes da D-Gusta?

ThiaBo: Efeito relaxante e forte. É das que põe o sorriso na cara, ótima pra tirar o estresse. Ela também dá fome de imediato, antes de terminar o beck o cidadão já tá pensando no que vai laricar daqui à pouco.

Growroom: E com relação ao aroma e sabor?

Thiabo: Ela puxou meio a meio as mães. A Chemdawg (feno verde) tem um gosto floral meio amadeirado maravilhoso e a C-99 é bem conhecida por ter um delicioso sabor/aroma, uma verdadeira campeã nesse aspecto. Na D-Gusta se sente bem o toque das duas plantas, com um cheirinho de talco. Acredito que o aroma da C-99 seja mais presente que o da Chemdawg com pouca cura, e a medida que vai curando, vai se sentindo mais o toque da Chemdawg.

Strain do Mês: Sour Diesel, um ícone mundial

Apesar da C-99 ser predominantemente sativa, a característica indica da Chemdawg é dominante na D-Gusta, com folhas largas, buds duros e tudo o que se vê em uma boa indica. Seu tempo de floração dura entre 8 a 9 semanas, sua altura pode passar dos 50cm durante o estado vegetativo, respondendo bem a diferentes tipos de cultivo, tanto indoor quanto outdoor.

“Ela reúne as 3 principais qualidade buscadas em uma strain: é uma planta muito produtiva, potente e saborosa. A qualidade de seu bud é um diferencial à parte, carnudo e duro como pedra, o que garante um brilho nos olhos do grower que está diante dela”, conta ThiaBo.

É possível encontrar a D-Gusta em várias partes do Brasil, pois o ThiaBo fez questão de espalhar ela em forma de clones pra outros growers do país. “Não fiquei de frescura como muitos fazem pra ter genética top exclusiva. Na minha concepção, feno bom tem que se espalhar mesmo, assim, se o grower perde a genética, ele tem como recuperar com os outros growers. Ela está bem espalhada no sul e sudeste, acho que já chegou no nordeste também.”

+ Os clones campeões

8 COMMENTS

  1. Que lindo ver essas variedades, gostei da crusa da manga rosa com um prensado, quase um whithe Window. Hahahaha. Mas é assim mesmo, troca de experiências.

  2. TJ decide pela 2ª vez que filho da presidente do TRE-MS troque presídio por clínica médica

    Breno está preso desde o dia 8 de abril, quando foi flagrado com outros dois jovens com 129 quilos de maconha e 270 munições, além de uma arma sem autorização. Por esse fato, o jovem havia conseguido a internação médica.

    http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/tj-decide-pela-2-vez-que-filho-da-presidente-do-tre-ms-troque-presidio-por-clinica-medica.ghtml

  3. Este não é traficante, mas doente!

    TJ decide pela 2ª vez que filho da presidente do TRE-MS troque presídio por clínica médica

    Breno está preso desde o dia 8 de abril, quando foi flagrado com outros dois jovens com 129 quilos de maconha e 270 munições, além de uma arma sem autorização. Por esse fato, o jovem havia conseguido a internação médica.

    http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/tj-decide-pela-2-vez-que-filho-da-presidente-do-tre-ms-troque-presidio-por-clinica-medica.ghtml

LEAVE A REPLY