Os clones campeões

0
4064

Cultivadores do mundo todo sempre cobiçaram as strains vencedoras em copas ou as mais populares na região onde moram. A maconha (como tudo no mundo) também tem suas modinhas e tendências particulares e, desde a popularização do cultivo nos anos 60, existe o fenômeno da ‘gourmetização’ das certas variedades.

Os clones de elite são espécies exclusivas que só existem como fêmeas ou mudas. Essas variedades não produzem sementes, porque a combinação com uma planta macho alteraria suas características. Na prática, os clones de elite são resultado de longos processos de seleção, apesar de existirem muitas lendas a respeito da origem dessas plantas.

As strains de elite mais famosas, que só existem na forma de mudas ou sementes feminizadas, são admiradas em todo o mundo. Nomes como 707 HeadbandAfgooeyBlue Dream, Bubba KushCabooseChemdogSour DieselGirl Scout CookiesGreen CrackOG KushPurple Urkel,Salmon Creek Big BudSan Fernando Valley OG,Skywalker OGStrawberry Cough, Trainwreck e a preferência nacional, Cinderella 99 (campeã de duas copas Growroom) tem uma coisa em comum: são produto de plantas femininas com características excepcionais, algumas até anormais, que tiveram suas mudinhas conservadas com todo o carinho.

rockwool-2

O problema da reprodução via mudas é o risco de alterações genéticas. Assim como os cães, essas strains ‘de raça’ começam a demonstrar problemas depois de várias gerações, perdendo as características que a tornaram famosa. A parte boa é que, se as plantas mãe sobrevivem por um longo tempo, e as descendentes tem vida curta, a strain pode manter suas propriedades originais durante muitos anos.

Outro fato curioso sobre as variedades de elite é o aumento da procura por elas nos últimos anos. Esse boom pode ser explicada pela popularização da internet. Entre 2005 e 2010, poucos cultivadores sabiam dessas variedades, que só estavam disponíveis a um círculo seleto de maconheiros. A partir da virada da década, fóruns como o Growroom democratizaram a informação sobre o cultivo canábico, aumentando a demanda pelas ‘maconha gourmet’.

Com informações de Cañamo.net

Quer saber mais sobre sementes e variedades? Participe do nosso fórum: growroom.net/board