O tema central do documentário Weed é o Dr. Sanjay Gupta, correspondente médico da CNN que passou a vida se pronunciando fortemente contra a maconha – incluindo a medicinal.

O filme, que tomou as manchetes dos jornais e foi exibido pela CNN no horário nobre, conta como Gupta viajou o mundo para esclarecer suas próprias ideias em relação ao debate. Parece que deu certo! Após a peregrinação de quase um ano, Gupta escreveu um editorial para o site da CNN se desculpando por sua posição contrária e por haver defendido tão fortemente a proibição.

“Nós temos sido terrível e sistematicamente enganados por quase 70 anos nos Estados Unidos, e peço desculpas por meu próprio papel nisso”, escreveu ele. “Espero que este artigo e o documentário ajudem a esclarecer as coisas”.

Umas tramas usadas para ilustrar a necessidade de uma abordagem diferente ao tema é a história de Charlotte Figi, uma garotinha do Colorado que sofre de epilepsia e quase morreu por falta de acesso à canábis medicinal – sua mãe já havia tentado de tudo, menos a maconha. “Como pai de três filhas, eu fui particularmente tocado por essa história”, afirmou Gupta.

O médico levanta todos os assuntos, desde o Refer Madness dos anos 50 até as últimas descobertas médicas – sempre contestando os argumentos legais para atitudes governamentais. Após todo este estudo, Gupta termina com o desfecho emblemático: “porque mudei de ideia em relação à maconha”.

O documentário atraiu a atenção tanto de grupos a favor e contra, e foi financiado por uma das maiores cadeias televisivas, a CNN, que também o exibiu em horário nobre.

Agora, a equipe do Growroom traduziu e legendou o filme, fazendo-o acessível a todos! Dá o play e assiste aí!

Comments are closed.