Agência Brasileira da Cannabis Medicinal

Hoje o Brasil começou a dar mais um passo importante rumo à regulamentação da Cannabis sativa, com o Simpósio “Por Agência Brasileira da Cannabis Medicinal”. O evento, promovido pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) trouxe para o debate especialistas de diversos países do mundo e pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa de Universidades brasileiras (Ver programação completa – www.cannabismedicinal.org.br).

Além de discutir as pesquisas mais atuais sobre o assunto, o evento tem como objetivo propor a formação de uma Agência Nacional para regulamentar o cultivo, beneficiamento e distribuição da planta para uso medicinal, conforme exigência das Convenções Internacionais sobre drogas.

Pela manhã, o pesquisador Elisaldo Carlini inaugurou a mesa de abertura que, entre outras presenças, contou com a do General Uchoa (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD), Francisco Cordeiro (Ministério da Saúde), Dirceu Raposo (Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa). Os convidados se alternaram reafirmando a necessidade de debater profundamente o tema, sem medo da polêmica ou das oposições baseadas em preconceito, sempre destacando a importância de não confundir o uso medicinal com o recreativo.

Nesse primeiro dia o foco das apresentações foram o histórico da Cannabis como medicamento e os resultados das pesquisas sobre os efeitos dos canabinoides, tanto em experiências de laboratório como em estudos clínicos. Amanha, a maior parte da discussão será em torno da criação da Agência Nacional e os possíveis modelos a serem adotados na regulamentação do uso da planta.

O Growroom e a Folha da Cannabis estão presentes registrando o evento. A equipe da Folha está preparando uma matéria especial sobre o processo de criação da Agência Brasileira da Cannabis Medicinal e o Growroom está fazendo os registros em vídeo para colocar todo o material na TV Growroom (tv.growroom.net), através do canal no Ustreaming. Para assistir, CLIQUE AQUI.

Conheça a Semana do Grower!