Adubo Verde C Cannabis
Posted 26 junho 2012 - 09:42
Estou abrindo aqui para colocar uma dica, eu costumo na parte vegetativa , de crescimento, plantar feijões junto das plantitas... eu gosto da mucuna, tem alguns tipos de feijão q são melhores, mas pode ser o preto ou carioca mesmo, ele como uma leguminosa, contem bacterias q fixam o nitrogenio do ar no solo, elas adubam de N sem vc precisar aplicar nada, alem disso melhora a aeração do solo, e mata nematóides, eu costumo plantar deixar ate começar a florescer daí arranco... poupa mto adubo.. e trabalho... experimentem e postem oq acham..
Posted 26 junho 2012 - 09:44
Posted 26 junho 2012 - 09:57
Será que não rola problema em emaranhar as raízes?
Posted 26 junho 2012 - 10:00
Cara me amarro muito nessa interação sustentável que as plantas tem... merece que se realizem uns testes! Agora me tira uma dúvida, será que rola no indoor?
Vlw.
Posted 26 junho 2012 - 10:12
Posted 26 junho 2012 - 10:13
Também acho que o tema é do orgânico.
Posted 26 junho 2012 - 11:14
Quando tinha mais paciência, eu preparava o vaso um mês e meio antes e plantava uns dois pés de vagem roxa neles. Deixava elas crescerem até um palmo mais ou menos e transferia a muda de cannabis para o vaso, aí elas cresciam em consórcio até as vagens começarem a florir, então eu cortava as vagens na altura do solo, picava e fazia a cobertura do solo do vaso com as vagens picadas (As vagens florem em cerca de um mês). Depois de uns dias eu regava com uma enzima daquelas tipo a da Advanced. Demandava um certo planejamento mas eu gostava dos resultados, de repente na primavera me animo de fazer de novo.
Não sei se é uma boa no indoor...no out orgânico, eu gostei dos resultados, abraços.
Posted 26 junho 2012 - 11:26
Posted 27 junho 2012 - 02:56
Posted 27 junho 2012 - 02:57
Posted 27 junho 2012 - 02:58
Posted 27 junho 2012 - 03:00
Posted 27 junho 2012 - 03:01
Posted 27 junho 2012 - 08:28
yage_om, na verdade rolam alguns erros na sugestão que você deu pro pessoal, mas não é culpa sua. fala-se muito da FBN (fixação biológica de nitrogenio), fazendo a gente achar que é simples assim, mas o processo mesmo é mais complicado. a idéia do jeca tatu foi a mais proxima da realidade.
o que rola é o seguinte: 1 - o N que as leguminosas disponibilizam não fica prontamente disponível no solo quando ela está viva, trabalhando. as bactéria dos nódulos das raízes absorvem o N2 atmosférico e em troca de açucares os fornecem para as plantas que produzem novas folhas, frutos, etc com esse N2. logo, pra você poder disponibilizar esse N2 para a cultura que for ser adubada, voce deveria cortar as leguminosas utilizadas quando elas começassem a dar vagem (que é quando elas começam a usar muitos nutrientes do solo), picotar e incorporar ao solo ou fazer um camada de cobertura. assim, quando os decompositores agissem nas legs e elas voltassem a ser matéria inorgânica (como plantas são matéria orgânica né), aí então poderiam ser assimiladas como nutrientes por outras plantas. OU SEJA, UM OU MAIS FEIJÕES VIVOS NO VASO DA GANJA NÃO A AJUDAM EM NADA A ASSIMILAR NITROGÊNIO, ESTE SÓ SE TORNA DISPONÍVEL POR MEIO DA CICLAGEM DE NUTRIENTES, ORIUNDA DA DECOMPOSIÇÃO DAS LEGS QUE ABSORVERAM O n2 ATMOSFÉRICO.
2 - além disso galera, não necessariamente as sementes que você usar de feijão comercial estão inoculadas com as bactérias do tipo Rhizobium. nas lavouras, as sementes são inoculadas em laboratórios com as bactérias específicas para cada cultura e só então são plantadas. se uma leguminosa não estiver inoculada pelo rhizobium, ela não faz FBN. existem maneiras mais artesanais de se propagar o inóculo e fazer a inoculação dos grãos em casa mesmo, posso ver se disponibilizo pra galera se houver interesse. provavelmente a eficiência e quantidade em laboratório é maior, mas pra agricultua familiar, nós temos apresentado essa técnica artesanal como muito eficiente e tendo muita aceitação dos nossos camponeses.
DEIXAR UM FEIJÃOZINHO QUALQUER VIVO NO VASO JUNTO COM A GANJA NÃO FAZ FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NIROGÊNIO PRO PITO.
espero ter ajudado
fiquem com deus, muito amor e fartura!
Posted 27 junho 2012 - 10:17
Seja bem vindo verde livre, explica como vc faz?
Posted 27 junho 2012 - 11:16
Posted 27 junho 2012 - 11:59
esse esquema de fixação como você faz de usar gramíneas (algumas também fazem FBN por meio de nódulos) associado as legs é melhor ainda, porque dá um grau no balanço de C/N do solo/composto, uma vez que as gramíneas possuem um teor alto de C. escrevi isso aqui pros nossos irmãos que podem não saber poderem sacar qual a lógica da coisa, sem intenção de cagar regra. com o humus e as micorrizas então, fica vivão, tá lindo. gosto muito de usar o melaço também, é dos melhores açucares assimiláveis por vegetais, então deixa tudo ainda mais vivo, alimentanto não só elas, mas também os microorganismos. só que é tão assimilável que algum patógeno poderia se alimentar dele também, então tem que ficar esperto.
quanto à inoculação baluuu, posso escrever com detalhes amanhã, porque agora to pegadão de coisas do estágio, passei aqui só de rolé mesmo. mas pra dar uma luz sobre o que se trata, é uma alternativa ao inoculante comercial na forma de macerado de nódulos misturado com um veículo acessível com propriedades espessante e adesiva (a exemplo da farinha de milho). desse modo as bactérias das sementes já contaminandas podem usar a farinha como veículo pra inocularem as outras sementes da mistura.
Posted 27 junho 2012 - 12:45
eu sei q tem como inocular até em outras especies.. tipo será q rola fazer direto na seed da cannabis?
os fjão preto sempre tem as micorriza..... se eu ir juntando num pote os nodulos delas, c algum veiculo como vc falou farinha de milho pra mantelas vivas, e depois ir incorporando na terra dos vasos , vc acredita q funcione?
grato... abraxx
Posted 27 junho 2012 - 08:24
então, não sei se entendi exatamente o que tu falou, mas não precisa arrancar as raízes da leg pra incorporar depois não, só as folha e ramos dela picotadas e decompostos já vão conter o N2 que ela absorveu pelas raízes com a ajudinha das bactérias Rhizobium.
não daria pra inocular seeds de ganja não, pelo seguinte: no processo de Fixação Biológica de Nitrogênio, geralmente as bactérias Rhizobium inoculam a semente ou o nódulo da raíz de uma planta viva direto, mas a grande questão é que elas vivem nesse nódulo que se desenvolve especificamente nas raízes de leguminosas e algumas gramíneas que temos notícias. outras plantas que não estas, não teriam esses nódulos nas raízes, ou seja, não teriam o lugar para oferecer de que as bactérias dependem para viver. por isso esse processo de FBN é específico entre as bactérias e as plantas capazes de hospedá-las. na verdade é além disso, à nível científico a gente sabe que a relação é "estirpe-específica", por exemplo a soja tem mais afinidade com uma estirpe específica do Rhizobium, o feijão-de-porco tem mais afinidade com outra estirpe do Rhizobium, o Feijão-caupi tem afinidade com outra. e dessa maneira a pesquisa vem se desenvolvendo de modo a achar as estirpes da bactéria mais afinadas com cada cultura e assim poder fazer a inoculação e disponibilizar as sementes inoculadas para os produtores. ou enfim... a questão é que somente leguminosas e gramíneas possuem esses nódulos nas raízes que abrigam a colônia de bactérias Rhizobium. (sendo repetitivo pra frisar).
irmão, micorriza é uma coisa e rhizobium é outra. Micorriza é fungo de solo que se associa a raízes de plantas e fazem trocas benéficas pra ambas, que não é o assunto principal tratado aqui, só um camarada citou o que faz no cultivo dele. então feijão não tem micorriza, ela pode é estar no solo e então ajudar e ser ajudada pelas plantas que nele estiverem vivas. e não necessariamente feijão preto sempre tem o Rhizobium já presente, se tiver sido isso que você quis dizer, irmão.
vou ver se posto o método com calma em breve, mas a idéia não é exatamente essa que você descreveu não.
espero ter ajudado. um abraa !
Posted 27 junho 2012 - 09:10
eu arranco as folhas só... valeus
0 user(s) are reading this topic
0 members, 0 guests, 0 anonymous users