Jump to content

Photo
- - - - -

Calcário Dolomítico, Quanto Tempo Antes?

• Please log in to reply
9 replies to this topic

#1 pconha

pconha
  • Usuário Growroom
  • 125 posts

Posted 27 February 2011 - 05:59 PM

Bom, eu to montando meu solo e nao cheguei a medir o Ph porém creio que deva estar acído já que usei terra preta (a qual normalmente é ácida) e por via das duvidas gostaria de adicionar calcário dolomítico.. PORÉMM li muita coisa aqui no fórum, gente falando para misturar na terra e esperar 15 dias, outras que diziam que nao era necessário esperar, outras dizendo que era melhor controlar através de rega de água com calcario.. e hoje um amigo meu que está se formando em agronomia disse que era pra eu misturar na terra com PELO MENOS uns 2 meses de antecedência do plantio... e agora fiquei noiado, porque nao tenho esse tempo todo para esperar (nem quero)..

Será que faz mal eu só esperar 1 ou 2 semaninhas? pode fazer algum mal ou apenas nao tera 100% de efeito?
  • mauricio_green likes this

#2 Complexo do Alemão

Complexo do Alemão

COMANDO VERDE

• Usuário Growroom
  • 775 posts

Posted 27 February 2011 - 06:06 PM

no solo, antes do plantio...

1 colher de sopa pra cada 5L ou por vaso, ja ta bom!

pra manter, qd vc achar q o calcario do solo nao faz mais efeito, faça cobertura de calcario, e regue pra que ative o calcario !

de 30 em 30 dias pode ser essa cobertura, isso mais pra vc, que nao possue medidor, pra nao deixar as coisas sairem de controle!

calcario em solo é fundamental

#3 pconha

pconha
  • Usuário Growroom
  • 125 posts

Posted 27 February 2011 - 06:14 PM

no solo, antes do plantio...

1 colher de sopa pra cada 5L ou por vaso, ja ta bom!

pra manter, qd vc achar q o calcario do solo nao faz mais efeito, faça cobertura de calcario, e regue pra que ative o calcario !

de 30 em 30 dias pode ser essa cobertura, isso mais pra vc, que nao possue medidor, pra nao deixar as coisas sairem de controle!

calcario em solo é fundamental

valeu brother pela ajuda =) .. mas a minha maior duvida é quanto ao tempo de antecedencia para preparar o solo com o calcario.. depois que meu amigo disse que era 2 meses eu assustei

#4 Guest_trash025_*

Guest_trash025_*
  • Visitantes

Posted 27 February 2011 - 06:51 PM

calcario pra regular ph do solo demora 2 meses pra chegar ao auge de sua reação, sua amigo esta correto.. entao preparando um solo eh a cara deixar compostando por 2 ou 3 meses com o calcario ja incorporado.
calcario so reage se tiver agua,a compostera tem q ta sempre humida tb tem essa dica.
agora calcario dolomitico pra dar mg eh bem rapido a absorção pois este dilui na agua bem mais facil.
dar um pouco de soluçao de melado de vez em quando na compostera tb ajuda a ativar mais ainda a microvida no solo.

abs

edit- Obs: 3 meses de compostagem eh conciderado compostagem rapida onde muito mais nutrientes ficam prontamente disponiveis pras plantas, e essa compstagem visa aumentar a população de bacteria AEROBICAS beneficas.. portanto no primeiro mes tem q mistura a pilha todo dia,tirar substrato q estava em baixo e colocalo pra cima e vice-versa, segundo mes mexer semanalmente , terceiro mes deixa coberto descançando e so mexe a cada 15 dias, mantenha sempre humido mas nao enxarcado o substrato da compostagem.

#5 Guest_trash025_*

Guest_trash025_*
  • Visitantes

Posted 27 February 2011 - 06:59 PM

oqual mistura vc ta usando ai? quanto de materia organica pra quanto de terra vegetal? se for pouca a mistura de ferts organicos nao vai precisar compstar tanto pra homegenizar a compostagem, mas o calcario vai continuar subindo o ph do seu solo , tipo o ph do solo nao vai ta estavel ainda saca?

#6 pconha

pconha
  • Usuário Growroom
  • 125 posts

Posted 27 February 2011 - 07:49 PM

oqual mistura vc ta usando ai? quanto de materia organica pra quanto de terra vegetal? se for pouca a mistura de ferts organicos nao vai precisar compstar tanto pra homegenizar a compostagem, mas o calcario vai continuar subindo o ph do seu solo , tipo o ph do solo nao vai ta estavel ainda saca?

to montando meus vasos com 40% perlita - 30% humos - 30% terra adubada .. e vou misturar uma colher de torta de mamona em cada vaso.. mas caramba, nao queria esperar tudo isso.. pensei em esperar no máximo uns 15 ou 20 dias para começar a plantar, porque senao soh vou fumar no ano novo hahaha

#7 Guest_trash025_*

Guest_trash025_*
  • Visitantes

Posted 27 February 2011 - 07:56 PM

so humos de aditivo ta tranquilo, e uma colher de sopa de torta tb ta tranquilo, espera os 20 dias mexendo todo dia e manda ver.

#8 pconha

pconha
  • Usuário Growroom
  • 125 posts

Posted 27 February 2011 - 08:44 PM

so humos de aditivo ta tranquilo, e uma colher de sopa de torta tb ta tranquilo, espera os 20 dias mexendo todo dia e manda ver.

nao sei se entendi direito.. vc quis dizer que nao preciso adicionar calcario? ou viajei? to lokao e na osei se to viajando de mais hahaha

#9 Guest_trash025_*

Guest_trash025_*
  • Visitantes

Posted 27 February 2011 - 08:44 PM

poe sim

#10 pconha

pconha
  • Usuário Growroom
  • 125 posts

Posted 27 February 2011 - 09:19 PM

poe sim

demoro, valeu irmao!