Jump to content

Photo
* * - - - 1 votes

Solo Duro, Planta Murcha No Sol

• Please log in to reply
13 replies to this topic

#1 Gee

Gee
  • Usuário Growroom
  • 9 posts

Posted 19 August 2010 - 02:42 PM

Ola pessoal grower!

Estou muito feliz de saber do empenho que vocês depositam aqui nesta comunidade para podermos criar, não só uma sociedade livre de preconceitos socio-economicos ligado ao cultivo (de qualquer coisa que seja), como uma grande rede autônoma e colaborativa para a livre-niniciativa do plantio!

Sem muita enrolação, faz alguns meses que venho lendo o Growroom e só neste último mês, após 2 meses de minha primeira planta, que decidi me cadastrar para poder participar mais ativamente dos debates e dicas. Já li bastante coisa, mas não consegui encontrar estas duvidas basicas que as reporto a seguir.

Com isso, venho explicitar meu caso e, ao final, perguntar duas dúvidas:

Iniciei meu plantio no começo de julho e ele foi muito bem! Ela cresceu forte, bonita, alegre! É um cultivo indoor-outdoor, já que ela está dentro de casa mas tomando sol de janela.

Usei poucos recursos de solo e ferts, tipo, NPK 10-10-10 e Húmus e terra vegetal, e agora, faz umas 3 semanas, no transplanta para um vaso maior, preparei a terra com mais o pó de osso, sem a mamona, colocando pedras no final da terra para arrejar e drenar melhor.

Assim, ela vinha crescendo bem, ficando bem pra cima quando no sol, até umas 2 semanas atrás, que foi quando ela deu uma desacelerada no crescimento e começou a brotar outros ramificações. Contudo, percebi que na parte da manhãzinha, tipo, até umas 9h, ela fica super alta, mas quando o sol começa a bater direto nela, a partir das 10, 11, ela dá uma murchada. Saquei também que a terra, mesmo regando de 5 em 5 dias, deu uma endurecida boa e como li que a terra tem que estar "fofa", me pergunto como faço para resolver isso - já que ela está num vaso bem grande agora.

Crei oque já imaginam, então, as questões:
- Quando ela toma sol, fica murcha. Qual é o problema?
- O solo está meio duro, quando boto o dedo ela nem afunda. Como resolvo isso? Precisa resolver?

(possuo fotos na minha galeria do perfil, com 2 meses e meio)

Desculpem se fui muito extenso e agradeço desde já toda a iniciativa e a colaboração de todos vocês!

Até e salve!

#2 ricco y locco

ricco y locco

compartilhando o conhecimento

• Usuário Growroom
  • 1641 posts

Posted 19 August 2010 - 03:22 PM

Salve, Nação!

Salve, Gee!

Você pode tentar fazer enxerto de vermiculita a uns 4 cm das bordas do vaso, que é um local que não vai comprometer as raízes, tanto quanto compromete fazendo furos mais próximos do caule, faça uns 4 furos com 10 cm de profundidade, menos espesso que uma caneta bic, bem devagar pra evitar de detonar as raízes, se é que isso é possível nesse estágio, aí vc enche com vermiculita e rega os furos

A vermiculita quando enxarcada aumenta em 5x o seu volume, e quando seca volta ao tamanho normal

Isso vai criar espaços para aerar melhor seu solo e vai dar uma aliviada na situação.

Lembre-se que os substratos fibra de coco, vermiculita, perlira, entre outros, fazem a função de aerar e
melhorar a umidade no solo. Da próxima vez, incremente esses substratos, junto com calcareo dolomitico (equilibra o PH), pra você ficar mais tranquilo. Mas fica sussa que tua plantinha é forte, em dias ela melhora e segue adiante!

good buds!

#3 Gee

Gee
  • Usuário Growroom
  • 9 posts

Posted 19 August 2010 - 03:39 PM

DETALHE: há uma semana coloquei salamargo, com água descansada e morna, para ver se ela voltava a crescer com a mesma velocidade de antes! Mas creio também que há um período de adaptação do transplante, tendo em vista também que tive o maior cuidado para não destruir nem as raízes principais nem as microraízes!

#4 Gee

Gee
  • Usuário Growroom
  • 9 posts

Posted 26 August 2010 - 07:22 PM

Ricco y locco, whitte, galera,

muito obrigado pelas dicas. Só consegui comprar a vermiculita, o calcáreo nesta semana. Fiz o que você me disse, Ricco: no entanto, fiz mais de 4 furos, fiz mais alguns ao redor da borda do vaso também e tentei infiltrar um pouco de vermiculita e um poucquinho de calcáreo neles. Ao final, acabei aumentando uns 3 dedos de terra com húmus, um pouco de calcário e vermiculita no vaso. Cobri um pouco do caule mas acho que tá de boa agora. Ela tava ficando realmente muito murcha quando tomava sol, e o solo estava bem duro. Espero que agora melhore. Tirei umas FOTOS antes e depois do encherto. Está na minha galeria do perfil. Whitte, outras fotos eu tbm coloquei lá.

Enfim, estou de olho nos forums e discussões e manterei um pequeno relato sobre o plantio desta bem como de outras porvir.

Obrigado mais uma vez e up to grow. Sorte para todos!

#5 Aquaponic

Aquaponic
  • Consultores Jurídicos GR
  • 858 posts

Posted 26 August 2010 - 08:23 PM

Dae brother

olhei suas fotos (se der posta aqui pra galera ver, procura que tem um tutorial de como fazer isso)

achei suas plantas bem murchas, como vc disse que ta regando de 5 em 5 dias, confirmou minha suspeita de falta de agua...

faz assim, rega um copo de agua pela manha, antes de por no sol e um a noite... se ta bem de fertilizante por um bom tempo....na real tudo que elas precisam é de um solo bem aerado e agua, os ferts vem so pra complementar. o lance de regar é fazer varios mini regos, ate que voce veja a agua saindo por de baixo do vaso....e regar de novo quando vc por o dedo na terra e sentir que ela nao esta totalmente humida. MAS CUIDADO AGUA DE MAIS ´E TAO OU MAIS PREJUDICIAL DO QUE SECA....

o ideal é que elas nao peguem sol direto neste periodo de adaptaçao das raizes ao vaso novo, entao sol ate umas 10 da manha e depois tipo um sombrite em cima, sol indireto...o sol muito forte, dependendo da humidade relativa do ar, atrapalha ao inves de ajudar...outra coisa que pode estar acontecendo é o superaquecimento do vaso, raizes nao suportam temperaturas acima de 28graus...

qual o PH da sua agua? geralmente agua de torneira é um pouco alcalina, em torno de 7,6 por ae...o ideal seria algo perto de 6.0....é bom tambem deixar a agua descansar de um dia para outro para tirar o cloro...

bom, resumindo, nada de fert, pequenas regas, sol indireto das 11 as 14, cuidar calor do vaso. era isso

um abraço

KEEP GROWING!

#6 Gee

Gee
  • Usuário Growroom
  • 9 posts

Posted 27 August 2010 - 03:34 PM

Galera, caro Acqua-"D'Alessandro-Giuliano"-Ponicpoa,

valeu pela força. Então, começarei a seguir essa sua "dieta" a partir de hoje. Já reguei ela um pouquinho hoje de manhã com água descansada da noite pro dia. Tomou sol das 6:45 até as 10:30. Depois pegou mais um pontinha do das 12:00 girando o vaso, para um breve bronze. Já diminui uma persiana em cima e agora ela fica tomando uma claridade boa com a janela aberta, para entar um pouco de calor também. Mais a noite rego um outro tanto. Com uma espécie de caule fino, seco e comprido, perfurei lentamente a terra para dar mais uma arejada... e percebi que lá no fundo, que estava ainda um pouco duro, também começou a dar uma aerada.

No entanto, como eu faço para ver a temperatura do vaso/terra?

Enfim, hoje ela já está mais em pé ao sol. Valeu mesmo por todas as dicas!
Vamos ver como se desenrola o processo até daqui a algumas semanas e faço mais um post.

Abraços a todos!

#7 Quase-Nada

Quase-Nada
  • Usuário Growroom
  • 17 posts

Posted 04 September 2010 - 12:26 PM

"Crei oque já imaginam, então, as questões:
- Quando ela toma sol, fica murcha. Qual é o problema?
- O solo está meio duro, quando boto o dedo ela nem afunda. Como resolvo isso? Precisa resolver?"

Quando você falou que tem um solo duro, você mesmo respondeu a primeira pergunta!!A resposta está no seu solo, não na irrigação...O seu solo, com certeza é bem argiloso, esse tipo de solo tem maior capacidade de adsorver água( brigar pela água) do que solos mais arenosos.

Assim, em períodos onde a demanda por água se torna mais alta( por efeitos climáticos),por volta das 11h , a sua planta começa a sucumbir e murcha, porque ela não consegue retirar a água que está adsorvida pelas partículas de argila no seu solo...
Portanto, você deve, se possível re-locar sua planta.Sim, troca-la de solo.Retire sua planta de onde ela estiver, se possível, e plante num desses mixs de solo recomendados pelo growroom.Esses solos são ditos, mais "leves", fazendo com que a água tenha um fluxo maior pelos agregados e partículas e também maior absorção pelas raízes.

OBS* Caso não posso transplanta-la, tente incorporar materiais leves como recomendado pelos amigos acima.

Abraço

#8 Naberus

Naberus
  • Usuário Growroom
  • 77 posts

Posted 06 September 2010 - 12:56 PM

Estou com um problema parecido, mas no meu caso sei o motivo... A planta estava numa garrafa pet, e quando apareceu o quarto nó fui transplantar para um vaso maior. Quando retirei o invólucro de volta da pet via-se as raízes por toda a volta da garrafa, e iam até o fundo.

Estava transplantando com todo o cuidado para não danificar as raízes, e tudo ia muito bem, mas como sou muito desastrado, no último instante bati com a mão no armário e o bolo de terra simplesmente se desfez todinho :naparede:

O que achei estranho é que todas aquelas raízes que apareciam sumiram, e restaram apenas umas raízes mais finas presas ao caule. Deduzí que aquelas eram raízes secundárias, estou certo ?

Terminei o transplante puto da cara comigo mesmo, a planta tava lindona, tava tudo perfeito até ali, e depois que isso aconteceu já estava pensando o pior...

Bom, o fato é que nos dias que se seguiram ela não ficou mal, continuou verdinha e com a postura perfeita, apenas estacionou o crescimento e está com esse mesmo problema de murchar no sol, mesmo se for o sol inicial da manhã.

Concluí que ela está refazendo essas raízes para depois voltar a crescer, estou certo ? Saberiam dizer quanto tempo mais ou menos irá demorar para ela refazer suas raízes e retomar seu ritmo normal ?

Alguma dica adicional para este caso ? Valeuuu

#9 Gee

Gee
  • Usuário Growroom
  • 9 posts

Posted 06 September 2010 - 07:33 PM

Pessoal, Quase-Nada, Naberus,

Pois então, como na última msg, fiz o encherto dos "aditivos" (vermiculita, pó de osso, calcáreo, uma terra mais fofa e "+ vegetal", outros húmus, algumas minhocas vivas (!) e uma cobertura de folhas...) e pelo jeito deu certo. Estou fazendo a dieta do sol, onde ela toma bastante até umas 11h e depois fica num sol indireto até umas 14h30, 15h. Depois mais um pouco. Rega de água descansada, bem pouca, de manhã e de noite. Borrifadas nas folhas ocasionalmente. Ela agora deu uma despontada, outros nós crescendo e ramos auxiliares brotando.

Só acho que ela ainda está um pouco "magra", um pouco pelada ainda. Eu andei lendo bastante coisa sobre PODA e até agora só fiz uma poda de limpeza, das primeiras folhas lá em baixo, que já estavam amareladas e/ou machucadas. Creio que para realizar o Topping e o Supercropping, bem como o LST (treinamento de amarras) não dá mais tempo ou é arriscado demais, pois ela já está bem desenvolvida, mais de 2 meses e creio tbm que ela está inciando a floração. Mas penso que entendi os processos, como vi neste link mto bom (http://www.icmag.com...ad.php?t=115377) e tentarei com certeza nos próximos.

Aguardarei mais um pouco para adicionar mais ferts nela por um tempo. Provavelmente mais um pouco de pó de osso, um pouco de p-k.

Quanto ao transplante, realmente, tem que ser com o maior cuidado e de preferência quando ela ainda não estiver pra cima do 4 nó. Mas como tbm é meu primeiro grow, estou aprendendo muito e digo que o tempo e bons cuidados é a melhor maneira para ela se readaptar do transplante, lembrando das dicas de sol, água e temperatura que o Acqua deu aí acima.

Fotos na galeria do meu perfil.

Valeu pela força de todos e estamos aí!
Abraços!

#10 Quase-Nada

Quase-Nada
  • Usuário Growroom
  • 17 posts

Posted 07 September 2010 - 01:31 PM

Fala amigo Naberus ,

"Deduzí que aquelas eram raízes secundárias, estou certo ?"

A 'Cannabis" apresenta um sistema de raízes chamado de Axial ou Pivotante.Onde o embrião da semente libera uma radícula(raiz primária, pivô)e, a partir dessa radícula(raiz primária) se originam raizes secundárias...das secundárias as terciárias e por ai vai...
No seu caso, você disse que essas raízes se originaram a partir do caule, então são ditas raízes adventícias.

"Saberiam dizer quanto tempo mais ou menos irá demorar para ela refazer suas raízes e retomar seu ritmo normal ?"

Isso eu não posso responder precisamente.Depende do estado nutricional de tua planta, da genética dela e até estrutura e disponibilidade de nutrientes do seu solo...Mas posso te dizer que em condições razoáveis de manejo, em cerca de 10-15 dias um bom volume de raízes pode ser formado...

O motivo dela ter estacionado o crescimento você deve saber...com o volume de raízes reduzido o resultado é uma menor produção vegetal...

Minha dica adicional é, se possível, você adicionar algum hormônio que estimule o crescimento de raízes...Em quase todas boas lojas de agropecuária você encontra.

Valeu amigo Naberus, boa sorte com suas plantas.

Abraço..."Quase"

#11 Naberus

Naberus
  • Usuário Growroom
  • 77 posts

Posted 08 September 2010 - 11:03 AM

Grande Quase-Nada, meu vilão favorito !! :D
Valeu pela explicação e pela dica, faz todo o sentido. Infelizmente tô malzão de grana e não pude descolar o enraizador.

Para compensar removi os dois pares iniciais de folhas para deixar que os poucos nutrientes que ela está conseguindo absorver vão para onde realmente interessa. Só espero não ter feito bobagem...

Aê Gee, desculpa ter invadido teu post, para compensar estou mandando boas vibes para a tua planta daqui, boa sorte !! :Pothead:

#12 bobbyce

bobbyce
  • Usuário Growroom
  • 5 posts

Posted 09 December 2010 - 11:30 PM

Tip: click inside this box to load the editor

#13 ebersonsousa

ebersonsousa
  • Usuário Growroom
  • 1 posts

Posted 30 August 2013 - 02:25 AM

A TERRA DA MINHA CANNABIS ESTÁ DURA O QUE FAZER ?

E OUTRA PERGUNTA EU PLANTEI MINHA CANNABIS SÓ NA TERRA VEGETAL TEM ALGUM PROBLEMA; E O QUAL TERRA E MAIS INDICADA?

#14 HST

HST

theres the tv, its all right there, look, listen, kneel, pray

• Usuário Growroom
  • 1132 posts

Posted 30 August 2013 - 03:21 AM

A TERRA DA MINHA CANNABIS ESTÁ DURA O QUE FAZER ?

E OUTRA PERGUNTA EU PLANTEI MINHA CANNABIS SÓ NA TERRA VEGETAL TEM ALGUM PROBLEMA; E O QUAL TERRA E MAIS INDICADA?

PERLITA

Transplanta num substrato com perlita no mix do solo.

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users