Jump to content

Photo
- - - - -

O Início De Uma Reflexão Ou Uma Análise Crítica Difícil De Ser Feita Sobre As Drogas

• Please log in to reply
17 replies to this topic

#1 Sergio Vidal

Sergio Vidal

Eternamente Alma Rastafari

• Usuário Growroom
  • 3112 posts

Posted 14 April 2010 - 03:42 PM

Jornal de Colombo
Rafael F. Vianna, Delegado de Polícia

Acredito que algumas ideias lançadas no artigo anterior nos ajudaram a refletir sobre o fenômeno das drogas e podem nos conduzir a algumas conclusões, ainda que sujeitas a revisões.

A primeira, que parece forçosa, embora difícil para alguns, é que o fenômeno social da utilização das drogas jamais poderá ser eliminado. Qualquer discurso no sentido da pura e simples erradicação das drogas é demagógico e superficial.

A segunda conclusão é que as pessoas têm e sempre terão o direito de escolher, podendo usar drogas ou não, de acordo com a sua vontade. Seu filho poderá sempre escolher, cabendo a você apenas orientar, conversar e educar, apresentando a ele os males que podem advir da utilização das drogas. A partir daí depende dele.

Jamais se culpe porque seu filho se tornou um usuário de drogas. Tente ajudá-lo sempre, mas esteja consciente de que ele escolheu este caminho. Você o alertou e o advertiu, mas a escolha é sempre individual. Apenas pecaram ou falharam aqueles que fingiram não ver o problema e não se anteciparam a ele, acreditando que isto nunca aconteceria em sua família.

A terceira conclusão, iniciando uma abordagem macro, é que a melhor estratégia social é controlar, informar e reduzir os danos causados pelas drogas, reconhecendo que a pura e simples proibição é tão eficaz quanto segurar um cartaz de “não use armas” no Iraque ou um “ame seus vizinhos” na Palestina.

Não há como regular, controlar ou reduzir os danos de algo que é ilegal e, que justamente por ser totalmente ilegal, não aceita outra estratégia de enfrentamento que a ilusão da erradicação.

Qual afinal de contas é o bem jurídico protegido quando se proíbe cabalmente a utilização de drogas? Ninguém sabe. Alguns falam que seria a saúde pública. Mas será que se este problema fosse realmente tratado como de saúde pública, a solução não teria que ter outro viés ou passar por outros caminhos?

Você, leitor, gostaria realmente de saber por que a droga continua terminantemente proibida? Apenas por um motivo: sendo proibida ela é mais cara, não paga impostos e gera mais lucro para todos que investem neste “negócio”. Pouco importa se a proibição cria um poder paralelo, gera crimes inimagináveis e exige “um combate” que consome quase todas as forças da segurança pública para resultados irrisórios.

Observe-se bem: não advogo que as drogas não fazem mal ou não viciam, como – acredito – já deixei claro no artigo anterior, muito menos que existe algum romantismo ou charme em sua utilização; mas meu pragmatismo impede qualquer discurso ideológico para condená-las.

Hoje já fui longe demais. E este tema precisa ser tratado e abordado com calma. Paro por aqui, com instigantes ideias sobre qual seria a solução da segurança pública no Brasil, já que ela passa por este assunto, o que, quem sabe, abordarei em artigos futuros.

#2 Aquaponic

Aquaponic
  • Consultores Jurídicos GR
  • 858 posts

Posted 14 April 2010 - 05:07 PM

Não tenho muito o que comentar...

simplesmente o melhor artigo que ja li sobre o tema.

Digno do selo mandou muito bem pro Delegado

#3 sano

sano

Cidadão Insurgente

• 6934 posts

Posted 14 April 2010 - 05:18 PM

Concordo, Aqua! O delega mostrou ser bem esclarecido e coerente!

#4 didimoco

didimoco

Usuário do Mês - Março 2005

• Usuário Growroom
  • 2134 posts

Posted 14 April 2010 - 05:36 PM

Jornal de Colombo
Rafael F. Vianna, Delegado de Polícia

......a pura e simples proibição é tão eficaz quanto segurar um cartaz de “não use armas” no Iraque ou um “ame seus vizinhos” na Palestina.........

Não há como regular, controlar ou reduzir os danos de algo que é ilegal e, que justamente por ser totalmente ilegal, não aceita outra estratégia de enfrentamento que a ilusão da erradicação.

Mandou bem demais nesses dois parágrafos.

#5 PPerverso

PPerverso

Ativista do Mês - Julho/12 - Coletivo C6 - Hey Ho Let's Grow

• 5819 posts

Posted 14 April 2010 - 05:37 PM

Cacetada!!! Brilhantemente bem argumentado.

#6 GanjaBrown

GanjaBrown
  • Usuário Growroom
  • 23 posts

Posted 14 April 2010 - 05:55 PM

clap
Boa Delega.

#7 Jahbaa the Hut

Jahbaa the Hut

Allegro (ma non troppo).

• Moderador
  • 3367 posts

Posted 14 April 2010 - 06:00 PM

Bacana ver um pouco de coerência vindo de um representante das forças de segurança.....

#8 dogo420

dogo420
  • Usuário Growroom
  • 1130 posts

Posted 14 April 2010 - 06:27 PM

Eu tinha lido o texto antes e não havia percebido que o autor era um delegado. Muito bom, as pessoas estão perdendo o medo de se expressar sobre o assunto. É aquela história, independente do que seja dito sobre o assunto, o que importa é que ele seja dito. A razão está do nosso lado, o que tem que acontecer é que o assunto tem que deixar de ser tabu, pra ser cada vez mais discutido. Inevitavelmente a verdade vai vindo a tona...

#9 KGB

KGB
  • Usuário Growroom
  • 1743 posts

Posted 14 April 2010 - 06:48 PM

muito bom mesmo!

ah...quem me dera que todos os delegados fossem esclarecidos assim!

#10 eXe

eXe
  • Usuário Growroom
  • 30 posts

Posted 14 April 2010 - 07:25 PM

Texto muito bem escrito e o autor, mesmo sendo delegado, muito esclarecido.
Ler textos desse tipo escrito por tais pessoas me da uma pontinha de esperança.

Legalize it!

#11 cuba_libre

cuba_libre
  • Usuário Growroom
  • 502 posts

Posted 14 April 2010 - 08:15 PM

se um dia a casa cair pro meu lado, que seja com esse delega aí ahahah

#12 droopy

droopy
  • Usuário Growroom
  • 787 posts

Posted 14 April 2010 - 08:22 PM

será q essa andorinha vai fazer verão!?

se um dia a casa cair pro meu lado, que seja com esse delega aí ahahah

(2)

#13 Smoke A lot

Smoke A lot

Maconheiro nato

• Usuário Growroom
  • 1011 posts

Posted 14 April 2010 - 08:42 PM

Um Delegado que sabe o real das coisas!

parabens Rafael Viana

#14 dexis

dexis
  • Usuário Growroom
  • 437 posts

Posted 14 April 2010 - 10:54 PM

tem o email dele la : del.rvianna@hotmail.com

quanto temos aqueles que so falam merda agente critica, esses assim agente devia elogiar.

estou mandando meus cumprimentos!

#15 chuckzitto

chuckzitto

Keep on Brotha...

• Moderador
  • 5396 posts

Posted 15 April 2010 - 03:05 AM

Vam bora mudar pra Colombo... o calcareo dolomitico brota naquelas terras heuaheuaheuaheuh

#16 quebra-unha

quebra-unha
  • Usuário Growroom
  • 405 posts

Posted 16 April 2010 - 03:48 AM

Vam bora mudar pra Colombo... o calcareo dolomitico brota naquelas terras heuaheuaheuaheuh

hehe, e ficar sem o querido inverno que ja ta chegando?? Nann...

Mas o delegado realmente mandou bem. parabéns!

PS.: bah, meu, o que houve com o nosso inter ontem, que foi aquilo!!!

#17 Não Compre Plante

Não Compre Plante

Bi Campeão Copa GrowRoom 2012 - 2013

• Usuário Growroom
  • 1443 posts

Posted 17 April 2010 - 04:57 AM

Parabens ao delegado

Muito bem fundamentado

Se todos fossem assim ou pensassem assim

:Maria: Não Compre Plante :Maria:

#18 chuckzitto

chuckzitto

Keep on Brotha...

• Moderador
  • 5396 posts

Posted 17 April 2010 - 06:07 AM

hehe, e ficar sem o querido inverno que ja ta chegando?? Nann...

Mas o delegado realmente mandou bem. parabéns!

PS.: bah, meu, o que houve com o nosso inter ontem, que foi aquilo!!!

Colombo é frioo pra cacete no Inverno

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users