Jump to content

Photo
- - - - -

Como Calibrar O Medidor De Ph?

• Please log in to reply
19 replies to this topic

#1 LeCorbu

LeCorbu
  • Usuário Growroom
  • 147 posts

Posted 06 April 2010 - 03:21 PM

faaaala galera,

comprei um medidor digital de ph, o cultivo já esta rolando e ainda não consegui descobrir como se faz a calibragem do aparelho.alguem ajuda?

valeuuu

#2 didimoco

didimoco

Usuário do Mês - Março 2005

• Usuário Growroom
  • 2134 posts

Posted 06 April 2010 - 04:06 PM

Compra solução de calibração. PH4 e PH7

http://www.viahidrop...emart&Itemid=53

#3 LeCorbu

LeCorbu
  • Usuário Growroom
  • 147 posts

Posted 06 April 2010 - 10:33 PM

Compra solução de calibração. PH4 e PH7

http://www.viahidrop...emart&Itemid=53

valeuu didimoco ,muito obrigado brow.tu ja comprou nesse site? chega rapido?

abs

#4 didimoco

didimoco

Usuário do Mês - Março 2005

• Usuário Growroom
  • 2134 posts

Posted 07 April 2010 - 06:18 PM

valeuu didimoco ,muito obrigado brow.tu ja comprou nesse site? chega rapido?

abs

Ja comprei sim.

Se mandar por SEDEX chega rapidão.

Eles tem umas soluções de hidropinia interessantes.

#5 Cassady

Cassady
  • Usuário Growroom
  • 545 posts

Posted 15 August 2010 - 01:06 AM

Eu comprei, mas, e aí, como faço para calibrar?

#6 tyagow

tyagow
  • Usuário Growroom
  • 632 posts

Posted 15 August 2010 - 03:17 AM

http://www.bghydro.c...my pH meter.pdf

acessa aki

#7 Cassady

Cassady
  • Usuário Growroom
  • 545 posts

Posted 20 August 2010 - 01:27 AM

http://www.bghydro.c...my pH meter.pdf

acessa aki

Fala Tyagow, então, o link não está funcionando. Tem algum outro? Se puder me ajudar, agradeço por antecipação.
Abs e Paz

#8 brocolis

brocolis

- RED PILL -

• Moderador
  • 2588 posts

Posted 20 August 2010 - 01:36 AM

nas instruções do seu medidor deve ter como calibrar, caso vc nao a tenha, poe o modelo dele no google q deve aparecer alguma coisa.

normalmente é bem facil..vc poe as soluçoes em copinhos de café, obviamente separadas, e dpois mergulha por alguns instantes conforme seu aparelho for pedindo no modo de calibração

abs

#9 Cassady

Cassady
  • Usuário Growroom
  • 545 posts

Posted 20 August 2010 - 02:06 AM

nas instruções do seu medidor deve ter como calibrar, caso vc nao a tenha, poe o modelo dele no google q deve aparecer alguma coisa.

normalmente é bem facil..vc poe as soluçoes em copinhos de café, obviamente separadas, e dpois mergulha por alguns instantes conforme seu aparelho for pedindo no modo de calibração

abs

Valeu Brocolis, é isso mesmo. Mas a tabela pra bagulho, tipo qual pH é melhor para vegetação e floração, etc... Vc sabe onde encontro por aqui?
Vê se vc me ajuda em outra coisa. Comprei um medidor de EC, e junto veio uma solução de calibração 1413us/cm. Eu calibro da mesma forma?
Obrigado pela ajuda novamente.
Abs e Paz

#10 brocolis

brocolis

- RED PILL -

• Moderador
  • 2588 posts

Posted 20 August 2010 - 02:20 AM

Valeu Brocolis, é isso mesmo. Mas a tabela pra bagulho, tipo qual pH é melhor para vegetação e floração, etc... Vc sabe onde encontro por aqui?
Vê se vc me ajuda em outra coisa. Comprei um medidor de EC, e junto veio uma solução de calibração 1413us/cm. Eu calibro da mesma forma?
Obrigado pela ajuda novamente.
Abs e Paz

bro...se tu n sabe nem isso é sinal q tem mto q estudar entao.

entao..o conselho é: da uma passeada nos boards q vc vai ver um montao de coisas, e n existe melhor forma de aprender, pq dai sem querer vai sanando varias duvidas...achando as coisas por si só.
procure dar uma boa passeada nos boards de hidro ou coco, q é onde se trabalha com ferts quimicos na maioria dos casos...e é pra isso q seus medidores servem.

qto ao medidor de EC...mto bom q o seu veio ja com a solução de calibração, eu acho q nao costuma vir, pra calibra-lo talvez seja 1 pouco diferente, deve ter um parafuso ai em algum lugar pra vc ir ajustando ate dar essa medida q é a sua solução...ou seja: 1413us/cm.

vlw irmao bom estudo.

#11 carlosjr51

carlosjr51
  • Usuário Growroom
  • 9 posts

Posted 04 June 2011 - 05:15 PM

Ola galera , alguem sabe se soluçao tampao e igual a solucao de calibraçao ??

#12 Teixas

Teixas
  • Usuário Growroom
  • 1372 posts

Posted 11 August 2011 - 02:00 AM

Hoje eu fui usar meu medidor de pH da Hannah, segunda vez que eu uso
Quando eu peguei estava marcando com 1 de diferença(ultima vez q eu usei e calibrei foi a 4 dias atras) ai eu calibrei de novo e comecei a medir o pH... depois que eu medi o pH de 6 vasos, eu fui medir de novo a agua com pH 7, mas já estava mostrando o pH com 1 de diferença de novo =S
Foda.. eu ja tinha acabado de marca o pH de todos vasos.. agr não sei mais se estava preciso...

E eu estraguei minha solução de pH 4.0 so tenho a 7.0 agr...

É normal descalibrar rapido?

#13 Lugas-GrowerMan

Lugas-GrowerMan
  • Usuário Growroom
  • 1477 posts

Posted 11 August 2011 - 02:53 AM

Hoje eu fui usar meu medidor de pH da Hannah, segunda vez que eu uso
Quando eu peguei estava marcando com 1 de diferença(ultima vez q eu usei e calibrei foi a 4 dias atras) ai eu calibrei de novo e comecei a medir o pH... depois que eu medi o pH de 6 vasos, eu fui medir de novo a agua com pH 7, mas já estava mostrando o pH com 1 de diferença de novo =S
Foda.. eu ja tinha acabado de marca o pH de todos vasos.. agr não sei mais se estava preciso...
E eu estraguei minha solução de pH 4.0 so tenho a 7.0 agr...
É normal descalibrar rapido?

Olá.
Olha, usei o meu medidor hanna uma dúzia de vezes mais ou menos.
Calibrei quando recebi ele novo.
Depois de uma semana já tinha usado umas três vezes: fui calibrar e ainda estava segurando a calibração.
continuei usando... umas tres semanas depois e depois de usar umas dez vezes tinha uma certa diferença, não lembro ao certo de quanto, mas não era muito não...
sempre guardo com aquela espuma dentro da tampinha embebida em solução de PH 7.0, bem úmida.
então eu acho meio estranho isso aí brow...

mas fica frio
tenta ver aí com a galera mais experiente outros relatos.

boa sorte.

#14 steampipe

steampipe

MACONHEIRO FORENSE

• Moderador
  • 6608 posts

Posted 11 August 2011 - 03:35 AM

nao sei ql hanna de vcs, mas o combo mostra CAL, NO VISOR ENQUANTO O APARELHO ESTÁ CALIBRADO.....

meu hanna veio calibrado de fabrica, quando pensei em calibrar, e fui fazer, nao tinha lido esse lance do CAL que esta no manuel, e o medidor nem chegou a calibrar, pq eh automatico, e nao tava descalibrado...

de repente a tua soluçao tampao de 7 ta ferrada tambem...

tenta procurar alguma loja de produtos quimicos na sua cidade, se tu for do rio, no centro tem a B.HERZOG, la vende soluçao tampao, acho q vendem pela net, se eles nao venderem, acho q vc encontra no mercado livre, mas eu nao acho q o hanna descalibra facil nao!!!!

tenho um amigo que nem tampa, usa todo dia o medidor, e calibra de 6 em 6 meses +-....

nao sei se voce sabe, mas quando vc vai medir, é legar dar uma chacoalhada com o eletrodo na agua, na maioria das vezes é necessario aqui!!!!

abraçao boa sorte

#15 Lugas-GrowerMan

Lugas-GrowerMan
  • Usuário Growroom
  • 1477 posts

Posted 11 August 2011 - 03:51 AM

nao sei se voce sabe, mas quando vc vai medir, é legar dar uma chacoalhada com o eletrodo na agua, na maioria das vezes é necessario aqui!!!!

pode crer brow.
como o mano steampipe comentou.
essa sacudida aí, mesmo pra quem não tem o combo como eu, também tem que dar aqui.

#16 Teixas

Teixas
  • Usuário Growroom
  • 1372 posts

Posted 11 August 2011 - 10:35 AM

Salve galera, valeu pelas respostas!

Então, eu usei a primeira vez e guardei seco... pelo que eu entendi eu tenho que pegar um pedaço de espuma e por na tampa, e jogar um pouco da solução 7.0 p armazenar?

E uma coisa, eu ramelei, e guardei a solução de pH 7.0 que estava na tampinha, no pote da solução de pH 4.0 hauhauhahaha
Ai agora eu so tenho o 7.0 pra calibrar, da pra calibrar de boa ne?
E akele de limpeza eu uso quando? tipo, a quanto tempo eh recomendado limpar.

valeu!

#17 camarao de hiroshima

camarao de hiroshima
  • Usuário Growroom
  • 165 posts

Posted 17 August 2011 - 03:33 AM

to vendo que a galera gasta uam grana com essa soluçoes de armazenar, limpar eleletrodo e o escambau, pergunto a voces se é realmente necessario e se preciso de 2 pontos pra calibrar o ph? tipo 4 e 10 , 4 e 7 ou 7 e 10

#18 Teixas

Teixas
  • Usuário Growroom
  • 1372 posts

Posted 17 August 2011 - 12:09 PM

é necessario sim, e da pra calibrar com 1 ponto so, mas com 2 fica mais preciso...

eu so nunca usei o de limpeza ainda... mas o de calibrar e armazenar é importante s

#19 pianoman

pianoman
  • Growroom Premium
  • 1501 posts

Posted 13 September 2011 - 10:29 PM

Concordo com o Steam,
tem de dar uma chacoalhada pra estimular o eletrodo.
e o mais importante é sempre mantê-lo úmido.
lavar após o uso com água destilada ou solução de limpeza também ajuda na durabilidade.
e eu parei de guardar com solução pH7, comprei a solução de armazenamento.
pra parar de chover no molhado, aqui vão instruções de como calibrar etc.
este manual serve para o HI98129 e HI 98130.
Um detalhe importante que NÃO está no manual é que eles não são a prova dágua, como está escrito... bati de frente com a hanna, pois estava escrito "water proof", mas fazer o que, né?
são somente resistentes a água... escapar da mão e cair no reservatório, reze para os parafuzinhos estarem bem apertados...
o melhor é tirar as baterias, secar ele bem e esperar todo e qualquer tipo de humidade evaporar.
Se alguém tiver outro, deve ser diferente e se quiser compartilhar, este é o lugar.
Abraço,

Posted Image

Posted Image

E... para os mais preguiçosos... aqui vai um vídeo do youtube da Hanna Chile... http://www.youtube.com/watch?v=nWdLVUqxpic

outro ensinando também a calibrar o condutivímetro e menciona a "esponjita" para manter úmido o eletrodo... ISTO NÃO TEM NO MANUAL... mas considero importante... já perdi um por falta de cuidado: lavar após o uso e manter úmido. E... acreditem: dói no bolso quando pifa...

#20 Loco en eL Coco

Loco en eL Coco
  • Usuário Growroom
  • 148 posts

Posted 18 March 2013 - 01:07 PM

As soluções tampão do meu medidor vieram em pó. Como eu preparo?

Misturo um pouqinho do pó com água e vou colocando mais pó até o medidor apontar o pH da solução? 

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users