Jump to content

Photo
- - - - -

Fases Da Lua

• Please log in to reply
12 replies to this topic

#1 greendevil

greendevil
  • Usuário Growroom
  • 182 posts

Posted 27 March 2010 - 09:14 PM

LUA E PLANTIO

A Lua governa todos os tipos de fertilidade e todos os ciclos de crescimento. A atração magnética que exerce sobre a terra influencia o volume da seiva circulando no interior das plantas e vegetais. Plantar de acordo com as fases da Lua e com a natureza do signo em que ela se encontra é bastante produtivo.

FASES DA LUA

Segundo o astrólogo Jim Maynards no seu Celestial Guide, o ciclo crescente da Lua (da Nova até a Cheia - fase iluminada) é bom para plantar, fazer enxertos ou transplantes de plantas anuais (anual é um tipo de plantio que completa um ciclo inteiro numa única estação e que precisa ser replantada a cada ano).
No ciclo após a Lua Cheia (minguante - na fase menos iluminada) é melhor podar e plantar bienais, plantas perenes, bulbos e raízes (bienais incluem plantas que são cultivadas numa estação e só são colhidas no próximo ano e na mesma estação). As plantas perenes, bulbos e raízes incluem todos os cultivos que crescem da mesma raiz ano após ano.
O último quarto minguante (logo antes da Lua Nova) é melhor para lavrar e cultivar o solo para eliminar ervas daninhas e pragas.
Uma regra simples mas preciosa é que o cultivo de plantas aéreas (que crescem sobre o solo) é feito durante a Lua Crescente e o cultivo das plantas subterrâneas (que crescem sob o solo) deve ser feito durante a Lua Minguante.
O astrólogo Llewellyn no seu Moon Sign Book nos dá maiores detalhes sobre cada fase da Lua.

1º Quarto Crescente.
Plantas anuais que dão seus frutos sobre o solo cujas sementes crescem na parte externa das plantas e que tem muita folhagem são as mais favorecidas para o cultivo nesta fase. Ex.: aspargos, brócolis, couve flor, alface, espinafre, repolho, couve, agrião, salsa, pepino, endívias, chicória e escarola.

2º Quarto Crescente.
Plantas anuais que crescem acima do solo, mas que produzem suas sementes na parte interna do fruto. Ex.: tomate, feijão, fava, beringela, melão, abóbora, pimenta, ervilha, etc.
Alho, cereais e grãos podem ser plantados tanto na primeira fase quanto na segunda fase do Quarto Crescente.

3º Quarto Minguante
Ideal para o cultivo de plantas bienais, perenes, bulbos e raízes. Ex.: cenoura, cebola, batata, morango, framboesa, uva, rabanete, beterraba, nabo, trigo.

4º Quarto Minguante.
Uma boa fase para corte de madeira, de preferência num signo estéril.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

abaixo deixo o

Calendário biodinâmico de Abril
De acordo com o calendário biodinâmico para este mês, o tempo de plantação inicia-se de novo às 00h do dia 29 (4.ª feira).

Neste dia a posição da Lua é descendente, encontrando-se diante da constelação zodiacal de Gémeos. O elemento dominante é Luz e o órgão estimulado pela Lua ou planetas é a Flor. Explicando mais pormenorizadamente, em períodos de Lua Descendente (não confundir com quarto minguante, que tem a ver com as fases da Lua) é o ideal para efectuar (trans)plantações e sementeiras porque as plantas enraízam melhor e adaptam-se rapidamente ao novo lugar.

Neste período é também favorável a poda de sebes, o corte de árvores de madeira para construção, bem como estrumar prados e frutíferos.

Como é dia de Flor, devem semear-se, (trans)plantar-se ou tratar-se de todas as plantas ornamentais de flor. Se cortar flores neste dia o seu aroma será mais intenso, manter-se-á por mais tempo e a planta de onde foi feito o corte deitará mais rebentos. Também as flores secas mantêm mais tempo as suas cores. É muito bom colher as sementes oleaginosas neste dia.

Hortícolas como os brócolos e a couve-flor também se incluem neste grupo.

O período de Flor só termina às 20h do dia 30 (5.ª feira)
  • ganeshao likes this

#2 VinteDois

VinteDois
  • Usuário Growroom
  • 324 posts

Posted 28 March 2010 - 04:58 PM

Talvez numa sequóia faça diferença. Mas cannabis tem muito pouco volume d'água pra gravidade da lua fazer alguma coisa.

#3 greendevil

greendevil
  • Usuário Growroom
  • 182 posts

Posted 28 March 2010 - 05:33 PM

Será?
Estudiosos afirmam que influencia sim!
E pra falar a verdade as médias de germinação que tenho visto por ae
em se tratando de cannabis no periodo da lua cheia por exemplo é muito
maior que em outras fases da lua.
Coloquei o assunto em pauta pra discutir isso mesmo; até gostaria que
a galera participe mais e dessem suas opiniões pois gostaria de por em
teste isso, meia duzia de gente que tenho falado usa as escalas da lua.
Xango, brocolis, entre outros por ai do forum sao de opiniao que tb
nao custa botar uma fezinha na fase da lua horas.
voce fala de agua e influencia, devido ao tamanho da semente e a quantidade
de h2o relativo a sua massa, sim havera influencia da lua por mais infinitesimal
ele seja, devo discordar de voce, pois um grao e um planeta sofrem a mesma interfencia.
que dia eh hoje? 28? entao a 4 dias estou com uma seed gringa que ja ta com 4 a 5 cm de altura
que fase da lua seria......pera to vendo no google.................na pagina :
http://kalender-365....io-lunar-pt.php
mostra do dia 24 para dia 30 nova pra lua cheia : funcionou ou casualidade?

opiniões galera...

#4 Atakus

Atakus

Atualmente Paralizado!

• Usuário Growroom
  • 823 posts

Posted 28 March 2010 - 05:46 PM

Bom, indo pelo "achismo", acho até que rola sim... mas depende muito da planta. Falta eu fazer "in loko" com dois clones iguais e talz, e ver se rola alguma coisa perceptivel.

Pra essas aqui, talvez não, ou pouquissimo: (minhas)
Posted Image

Já pra uma dessas, deve valer a pena sim: (cultivo out do aquaponicpoa - diga-se de passagem, DUKARALHO ESSA PLANTA! ;))
Posted Image

Porém, eu acho meio punk de acreditar que som clássico (tem um tópico sobre até, acho q nas noticias, desandou um pouco mas as infos tão lá) influencie. E tem estudo que diz que sim né? As minhas, no maximo, escutam um bluezinho. :D

Edited by Atakus, 28 March 2010 - 05:54 PM.

#5 chuckzitto

chuckzitto

Keep on Brotha...

• Moderador
  • 5437 posts

Posted 28 March 2010 - 11:16 PM

E aí gurizada, esperei o momento lunar para o cultivo das sementes que eu estava guardando para o começar uma nova fase do meu cultivo...

Pus no 3º dia do periodo crescente da lua e a germinação e primeiros desenvolvimentos estão maravilha...

nunca tinha plantado seguindo essas condições, mas agora não o farei de outra forma... a Influencia da lua até mesmo nas semillas é notavel pelo vigor e vontade de crescer...

Coloquei as sementes de 2009 juntamente com as que eu comprei para 2010...

1 x Sour Jack
2 x Mazar - DP
1 x Skunk Haze - Seedsman
2 x AK-47 - Serious
2 x White Widow - HG Fantaseeds
2 x MK-Ultra - TH Seeds
4 x White Label Mix...

Simplesmente todas que eu acreditava que viriam, vieram... heheh falo isso pq não germinou nenhuma das 25 sementes que vieram no White Mix...(que cacete) sementes podres...

O Resto veio tudo com força... Agora com a construção do meu 4º setup exclusivo para clonagem e madres vou conseguir chegar na sustentabilidade tão sonhada... Alias, eu não soube o que foi essa seca, senão através dos outros...

Se fosse em outras épocas eu estaria me atirando na farinha... afinal seguindo a lógica; se não tem o verde, com que que a gente vai se chapar?! Na mesma hora que o trafica diz que não tem grass, ele diz: só pó!... então me vê dois... (Alias, foi assim que eu cheirei pó por mais de um ano afú(2005)).

Vamo que vamo, o cultivo é nossa cultura e não podemos parar...

#6 VinteDois

VinteDois
  • Usuário Growroom
  • 324 posts

Posted 29 March 2010 - 02:47 AM

pois um grao e um planeta sofrem a mesma interfencia.

No mínimo isso está errado

A fórmula para medir a força da gravidade é F = G . M.m/d²

M seria a massa da lua e m a da do grão, ou da terra. Ou seja, lógico que a interferência vai ser diferente, uma vez que F é diretamente proporcional à massa dos dois objetos envolvidos.

Por isso que é notável os efeitos da lua nas marés, mas não em um copo d'água

#7 chuckzitto

chuckzitto

Keep on Brotha...

• Moderador
  • 5437 posts

Posted 30 March 2010 - 02:35 AM

Influência há, sempre, porem nunca igual... o que vareia é sua força e a nossa percepção...

um pentelimetro que seja faz alguma diferença...

Alias, podemos fazer a mesma comparação da maneira que essa gravidade afeta um copo d'agua em relação à um atomo d'agua...

quem ganha com isso somos nózes...

Alias, quebrando o paradigma cientificista newtoniano-cartesiano; não vamos sublevar o conhecimento empírico dos nossos antepassados... (dessa vez eles acertaram)

#8 KidMarola

KidMarola
  • Usuário Growroom
  • 68 posts

Posted 30 March 2010 - 01:29 PM

Isso tudo que o texto diz é baboseira. Pra começar, astrologia não é ciência, é charlatanismo. Esse texto é charlatanismo puro, coisa que esses que se dizem "magos" usam pra tirar dinheiro alheio...

Existe relação da fase da Lua sim, isso um agrônomo ou um biólogo (não um astrólogo) podem dizer. Isso existe explicação pelas forças de maré e pelo brilho da Lua. Não tem nada a ver com essa falácia de Luz, Flor, Magia e o escambau...

#9 não-violência

não-violência
  • Usuário Growroom
  • 3 posts

Posted 19 April 2010 - 01:57 AM

Penso que ao menos devemos respeitar opiniões alheias. Há quem apenas confie no que diz a ciência, e apesar de considerar isso uma ingenuidade, não vou utilizar palavras pesadas para diminuir ou desqualificar quem assim prefira acreditar.

A minha opinião a respeito é que tanto a lua quanto o que conversamos com a planta faz diferença. Não espero resultados confiáveis da boca de um cientista, tenho a minha própria relação com a realidade. Pra mim nem se trata de acreditar ou não - temos pontos de vista diferentes sobre o que chamamos de realidade, e eu já percebi, nesse meu tempo de existência, que nossa percepção da realidade não é exatamente igual. Acho engraçado que alguém que tenha já tido contato com uma planta que, entre outras coisas, nos faz perceber o mundo de uma outra perspectiva, não consiga perceber que o mundo é mais misterioso do que podemos supor...

Estou meio divagando, mas o que digo é que não podemos simplificar o mundo mais - tudo está em voga. Somos complexos. Somos "energias", para além do que conseguimos entender por energia. Somos, de certa forma, forçados a não negligenciar mais quaisquer influências, em qualquer aspecto. Sou radical?

A física quântica já tem elementos suficientes para nos mostrar que a ciência das relações simples de 'causa e efeito' não serve mais para explicar tudo. Um exemplo só, para não demorar mais: procurem saber sobre as experiências de um cientista japonês (digitem no youtube: "a mensagem da água") que fotografou uns cristais de gelo, com água proveniente de diversos locais e situações, e descobriu que o pensamento nosso influencia na formaçao desses cristais, e altera a água! A água benta é diferente da água não-benta! Se pusermos uma música perto da água, ela vai sofrer alterações! Se for rock, ou se for clássica a música, será diferente o efeito sobre a água! Se colocamos palavras ESCRITAS dentro de um recipiente com água, dependendo da palavra, muda a formação dos cristais da água, ou seja, se for POR FAVOR fica de um jeito, se for QUE MERDA fica diferente! A revista Superinteressante uma vez publicou uma reportagem (tentei achar, mas não consegui - faz tempo isso já) sobre uma experiência assim: colocaram dois jarros com água de mesma procedência. Um deles recebeu xingamentos, o outro, palavras carinhosas. Os dois foram usados para regar plantas. E... as plantas que receberam a água "xingada" tiveram resultados diferentes (piores) do que as que receberam a outra água!
Enfim, isso tudo pra dizer que na minha modesta opinião, é uma grande besteira nós querermos defender esta ou aquela verdade. A verdade é múltipla, isso já é mais que evidenciado hoje em dia. A realidade é também subjetiva, não tem jeito de isolar ela de nós mesmos.
Então, por que duvidarmos de sabedorias que nos foram passadas através dos tempos? O que temos é um patrimônio, que devemos respeitar, pelo menos. Não estou defendendo a aceitação de tudo, gosto de poder fazer crítica de tudo, o tempo todo. Podemos escolher se vamos ou não considerar a lua em nosso plantio, mas dizer que é uma "baboseira" pensar nisso, não dá; e, lembrando, temos relações muito particulares com a natureza, com o mundo, com o que chamamos de REAL. Charlatanismo é um termo pesado pra dizer de algo que simplesmente não é científico. A ciência não é mais a dona da verdade, e os saberes populares podem nos surpreender a todo momento, basta dar chance a eles.

Um bordão pra terminar: "Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia" (Shakespeare)

Abração pra todos!
  • magnanimus likes this

#10 Carlos.RJ

Carlos.RJ
  • Usuário Growroom
  • 22 posts

Posted 19 April 2010 - 09:33 AM

pois é, assunto polêmico...

não vou nem opinar, pois seria chute meu, mas eu tenho um amigo que jura que faz diferença. Eu acho que não custa achar que faz, qualquer ajuda dos astros é bem vinda! :D

#11 Ras Toy GR

Ras Toy GR

Consultor Jurídico GR

• Moderador
  • 337 posts

Posted 19 May 2010 - 10:55 AM

Podem confiar na lua! tenho acompanhado o calendário na hora de germinar ou podar e dá diferença sim!

Aos que não acreditam: o que vcs têm a perder? testem!

#12 Maria Ju

Maria Ju
  • Usuário Growroom
  • 44 posts

Posted 19 May 2010 - 11:38 AM

Em primeiro lugar, a astrologia foi a ciência dos tempos de outrora. Nossos antepassados achavam que tudo podia ser explicado olhando pro céu. Muita coisa que saiu disso é piada pura, mas acreditar cegamente na Ciência (com c maiúsculo) é tão ingênuo quanto olhar o horóscopo no jornal.
Posso dizer que cortar o cabelo conforme a lua não adianta porra nenhuma, todavia nas plantas a lua exerce sim sua influência. Mas isso é só a minha humilde opinião...

#13 polivarios

polivarios
  • Banidos
  • 15 posts

Posted 19 April 2013 - 03:34 PM

ola pessoal é interessante a discussão e td mais.... mas poderiam me dizer se germinar no papel do quarto crescente para cheia estou fazendo certo...

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users