Jump to content

Photo
- - - - -

Agua Da Torneira Faz Mal A Planta?

• Please log in to reply
40 replies to this topic

#1 HowMan

HowMan
  • Usuário Growroom
  • 36 posts

Posted 18 March 2008 - 05:05 PM

Aê Galera,Saudações a todos growers!
Galera tenho uma duvida quanto a agua da torneira,as vezes q ligo sai aquele cheiro de cloro e tal,outras, parece tá mais fraco de cloro...
A duvida é a seguinte,será q a agua da torneira que sai de nossas casas tratada com produtos a base de cloro fazem mal a planta??

#2 cabelo

cabelo

Usuário do Mês - Maio 2005

• Usuário Growroom
  • 13344 posts

Posted 18 March 2008 - 05:07 PM

bom depende da torneira hehehe

eu só uso agua da torneira mesmo.

tem gente q deixa um tempo a agua em um balde pra o cloro evaporar...eu nem isso faço.

a la de casa pelo menos naum da problema.

#3 Gabe

Gabe

Usuário do mês - Outubro de 2007

• Usuário Growroom
  • 1557 posts

Posted 18 March 2008 - 05:51 PM

Com certeza... Normalmente deixo 24h pra evaporar o cloro, mas tem vezes que nem dá tempo e tasco-lhe água direto da torneira...

Sem reclamações até o momento!

#4 gringoMan

gringoMan
  • Usuário Growroom
  • 80 posts

Posted 18 March 2008 - 06:03 PM

Depende do PH e da composição da água.
Tive problemas sérios com água da torneira, mesmo deixando o cloro evaporar. Baixou o PH do meu solo pra quase 4. Agora uso água comprada (Petropolis) que tem o PH 6,05.
Isso varia muito de região pra região.

#5 Mactak

Mactak

Usuário do mês 4:2009

• Usuário Growroom
  • 1153 posts

Posted 18 March 2008 - 06:47 PM

Concordo com o Gringo, varia de região pra região.

Mas antes de comprar água acho que sai mais barato montar um esquema de captação de água da chuva para as regas e descolar um filtro velho para trampos menores, como germinação, por exemplo.
  • dine likes this

#6 ThiaBo

ThiaBo

Hemp Oil - Saúde ao seu alcance.

• Usuário Growroom
  • 3996 posts

Posted 18 March 2008 - 06:51 PM

Esqueminha prático é por um balde debaixo do chuveiro quente,
depois de fria a agua tá bem mais mole(bom pra alterar o ph) e sem cloro ;)

aqui onde moro o ph da torneira fica em 7.0 - 7.2 com 4 gotas por pet de acid da labcon vai pra 6,5

:Maria:

#7 Weed Smoker

Weed Smoker

Weed Smoker

• Usuário Growroom
  • 2225 posts

Posted 18 March 2008 - 06:52 PM

agua bem mais mole? uaeheahuaehu

#8 Smigle

Smigle
  • Usuário Growroom
  • 350 posts

Posted 18 March 2008 - 06:55 PM

claro...agua mole e agua dura...da uma pesquisado weed... :)

#9 Bafo

Bafo
  • Em Validação
  • 315 posts

Posted 18 March 2008 - 07:04 PM

Tio google me disse:
"Dependendo da concentração de sais minerais na água, ela é classificada pelos químicos como água mole ou água dura. Quanto maior for a presença de cálcio e magnésio, mais “dura” é a água. Água de torneira, em muitas partes do país, contém certos minerais. Água com esse comportamento é denominada de água dura. Amolecedores de água removem esses minerais indesejáveis. Agua destilada não contém nenhum mineral e, por isso, pode ser denominada por água mole. "

Já dizia o velho deitado:
"Agua mole, pedra dura, tanto bate até que fura!"

#10 BC_Bud

BC_Bud
  • Moderador
  • 2024 posts

Posted 18 March 2008 - 08:44 PM

Concordo com o Gringo, varia de região pra região.

Mas antes de comprar água acho que sai mais barato montar um esquema de captação de água da chuva para as regas e descolar um filtro velho para trampos menores, como germinação, por exemplo.

Cuidado ao usar somente água da chuva para regar as meninas. Por ser uma água isenta de minerais, pode levar à deficiência de Ca e Mg dependendo do regime de fertilização. Neste caso seria bom usar um suplemento de Ca e Mg.

#11 Kankinho

Kankinho

Usuário do Mês - Agosto 2007

• Usuário Growroom
  • 1031 posts

Posted 19 March 2008 - 10:00 AM

Se a agua da torneira vier de uma nascente melhor ainda, tipo agua de rio ou de cachoeira !

#12 steampipe

steampipe

MACONHEIRO FORENSE

• Moderador
  • 6609 posts

Posted 19 March 2008 - 10:31 AM

agua de rio eh melhor q da chuva pra regar, os chineses usavam a 2000 anos atras em sua agricultura, nao sabiam explicar, mas repararam q agua de rio, eh melhor q de chuva...

anos mais tarde, com tecnologia, os cientistas descobriram q a agua do rio contem niveis de NPK e alguns micro, q ajudam na adubaçao!!

agora, sobre agua de torneira, ja responderam, depende da regiao...

oq o cloro faria mal a planta? alem de deixar o solo alcalino? nada, pois planta nao o absorve!!!

mas tenha cuidado com o PH, pois o cloro eh um produto bem alcalino, e pode fuder com o PH da terra, se regar com PH's mto variados durante o cultivo (se vcs pesquisarem, verão q uma certa oscilaçao faz ate bem pra planta, mas tem q ser controlado).

#13 Gabe

Gabe

• Usuário Growroom
  • 1557 posts

Posted 19 March 2008 - 11:14 AM

Opa, a planta absorve o cloro sim, que por sinal é tóxico (como já discutido em alguns tópicos).

Abraz

#14 cabelo

cabelo

Usuário do Mês - Maio 2005

• Usuário Growroom
  • 13344 posts

Posted 19 March 2008 - 11:33 AM

calma aí.... acho q o cloro é tóxico em excesso...pq tb naum seria um micronutriente?

#15 Gabe

Gabe

• Usuário Growroom
  • 1557 posts

Posted 19 March 2008 - 02:31 PM

Isso, em excesso, claro (faltou a observação... boa, cabelo!)...

E não sei se é micronutriente não... A planta deve absorver, mas não utilizar em nenhum processo metabólico (leia-se construção celular, respiração celular etc etc etc).

Abrazos clorosos :)

#16 canna_farmer

canna_farmer

Home-grower

• Usuário Growroom
  • 1674 posts

Posted 20 March 2008 - 02:14 AM

Interessante este assunto... :)

#17 Bekaa

Bekaa
  • Usuário Growroom
  • 515 posts

Posted 20 March 2008 - 03:23 PM

Acho que o mais prudente mesmo é ter um medidor de ph...
Não imagino um cultivo sem um...

#18 gringoMan

gringoMan
  • Usuário Growroom
  • 80 posts

Posted 20 March 2008 - 09:37 PM

Um pouco mais sobre água mole e água dura:

Água mole demais, como nosso amigo BC Bud falou, é mal pq falta minerais essenciais pra planta.

Água dura demais é mal pq deixa o solo muita salino e consequentemente alcalino. Planta tmbm n curte muito.

Existem amolecedores de água no mercado pra "tirar" a dureza (heheheheh) das águas, porém esses produtos tendem a ferrar com o PH do solo (O que não é agradável do mesmo jeito), então pesem bem antes de usar esses produtos. Vale a pena trocar 6 por meia dúzia?

-------------------

Um pouco mais sobre comprar água:

Eu vou voltar a falar que compro minha água. Gasto 5 conto (10 no máx) em 20 litros de água mineral. Dura o mês todo... pra mim, pra minha esposa, e pras minhas lindas plantas. Repito... investimento de 5 reais por mês. Acho irrisório comparado aos benefícios e que eu já gasto de luz por mês pra manter essas crianças.

Agora vamos aos benefícios. Claro.. ;)

1 - Tenho um PH de 6.05, que pra elas está aceitável. Podia ser um pouco mais alto 6.5 - 6.7, concordo... mas o mundo não é perfeito... heheh :) E elas não estão reclamando. E quem sabe um dia eu ainda ache a "água perfeita", rsrsrsrsrsrs.

2 - A água já contém minerias e nutrientes que a planta vai precisar. Então você já vai estar meio que fertilizando ela enquanto molha. Se o solo for bem orgânico então (ver links de solos) nem precisa se preocupar com adubo pelo menos pelos 2 primeiros meses de vida. Eu olhei a composição dessa água que compro e esses são os nutrientes que ela contém:

N, K, Ca, S, Mg

Isso compõe 5 dos 6 principais. (N, P, K, Ca, S, Mg).

3 - N preciso me preocupar nem com água... nem com o PH... nem com fertilizante por praticamente (se n for completamente) a vida vegetativa toda da planta. Com o PH então, nem me preocupo. OU seja... menos preocupação na minha vida.

É o mais próximo de água do rio q da pra encontrar na cidade (poluída pra caralho como é a minha).

Agora... se tu morar no interior perto d um rio.. putz... n tem nem o que discutir!!! heheheheh

[]s

#19 steampipe

steampipe

MACONHEIRO FORENSE

• Moderador
  • 6609 posts

Posted 20 March 2008 - 09:48 PM

no biofert raiz contem cloro, imagino q ajude de alguma forma no enraizamento, mas nao sei nao se a planta absorve a ponte de intoxica-la ...

#20 steampipe

steampipe

MACONHEIRO FORENSE

• Moderador
  • 6609 posts

Posted 20 March 2008 - 09:49 PM

Acho que o mais prudente mesmo é ter um medidor de ph...
Não imagino um cultivo sem um...

da pra fazer, so q vc nao tem o controle necessario, pode dar sorte, no maximo!

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users