Jump to content


Photo
* * * * * 6 votes

Tudo Sobre Germinação

germinação guia

  • Please log in to reply
2237 replies to this topic

#1 LearnHow

LearnHow
  • Usuário Growroom
  • 163 posts

Posted 22 March 2002 - 05:28 AM

Sei que já esta amostra uma imagem de como plantar uma semente da "queridinha" mais existe também a pre germinação, tao importante quanto a plantação. Já vi pessoas desistirem de plantar por nao saber fazer a semente rachar e abrir.
Uma das soluções mais simples é a da água:

Material:
- Recipiente de vidro (500 ml)
- Água (recomendado que tenha pH 7)
- Procure uma boa formula de germinação (homonios de germinaçao) junto as lojas da sua localidade (Opcional)

Como fazer:
Pegue o recipente, ponha a água já tratada com pH 7, ponha algumas gotas da formula (se você acha-la). Misture bem por alguns minutos (3-5 min) para oxigenar a solução. Ponha suas sementes, geralmente todas irao boiar no inicio, nao se espante é normal, apos 1-3 horas é capaz q algumas sementes venham a afundar. Verifique as sementes em periodos de 3 em 3 horas, ate que você possa ver um pequeno pedaço da raiz. Em seguida retire a semente em germinação com cuidado e ponha em algodão humido ou guardanapo humido ate que esteja pronta para plantar.

"Já falei vou repetir.. Legalize Ganjah" Posted Image

MELHORES RESPOSTAS DO TÓPICO:



Germinaçao em Terra

A germinação de sementes de Cannabis é algo simples... Mas requer alguns cuidados a fim de obter os melhores resultados. Os procedimentos descritos em seguida foram testados centenas de vezes e produzirão excelentes resultados, desde que executados corretamente. Deve-se, no entanto ressalvar o seguinte... Para que tudo resulte, as sementes devem estar em boas condições. Se forem velhas, ou estiverem danificadas por qualquer razão, ninguém pode prever o resultado.

A fim de assegurar sementes em boas condições, as mesmas devem ser mantidas no frigorífico, numa embalagem selada onde não entre ar. Nestas condições, a maioria das sementes conserva-se em excelentes condições durante 2 a 3 anos.

Prossigamos, com uma dica extremamente importante... Ficam desde já prevenidos! Tanto germinar, como vegetar plantas em vasos pequenos dá origem a um número anormal de machos. Para, além disso, condições de "stress" excessivo durante o período vegetativo também dão origem a um incremento no número de machos. Tudo o que adiante será descrito já leva em linha de conta o que acabou de ser referido, tendo em vista originar o maior número de fêmeas possível. O contrário apenas se revela benéfico para que executa processos de seleção a fim encontrar machos para projetos de "breeding" específicos.

Primeiro que tudo vamos falar do material... Vasos... 4 litros funciona na perfeição. Tem suficiente espaço para a planta enraizar durante 3 a 4, ou mesmo 6 semanas, e os níveis de nutrientes na mistura deverão agüentar sensivelmente o mesmo período. O vaso deve ser desinfetado com "álcool", antes de mais nada. Uma vez limpo e seco, está pronto a ser utilizado.

Terminado o assunto do vaso, vamos passar à mistura de germinação. Leve, porque estamos a falar de uma planta muito jovem e incapaz de lidar com níveis altos de nutrientes. Nas grandes superfícies, e nos centros de jardinagem vão seguramente encontrar misturas designadas por "All Purpose", ou seja... Dá para tudo. Os níveis de nutrientes são normalmente preparados para incrementar enraizamento, crescimento e desenvolvimento de caule/ madeira... Não para floração. O N-P-K deverá ser algo como 10-10-10 20-20-20, 20-10-20 15-10-15... Ou semelhante. Serve perfeitamente para o que queremos. O importante é que a saca esteja fechada, seca e o seu conteúdo em boas condições (quando é o caso, o cheiro é fresco e agradável).

Agora que já temos a terra, é preciso "HUMOS". Isto é vital! Em circunstância alguma se devem compor misturas sem ele. È tremendamente rico em "micro" nutrientes e bactérias benéficas à saúde das plantas, particularmente útil durante a germinação devido à delicadeza dos seus efeitos. É aquilo que se pode designar por uma "arma" de cultivo extremamente poderosa, seja qual for à planta que possam considerar. Digamos que "Humos" é a forma mais simples de criarem condições benéficas, quase como na natureza, junto à zona de raízes. O seu efeito nas plantas é rápido, não danifica, incrementa extraordinariamente a sua saúde.

Portanto... Tendo a terra, tendo o humos... Vamos à mistura.

2 partes de terra
1 parte de areia de rio
1 parte de humos

Misturar bem... Está pronto a receber uso. Os nutrientes na terra e "humos" agüentarão a esmagadora maioria das plantas durante 3 a 4 semanas, sem necessidade de incrementos no nível de nutrientes.

*************************************************************
Nota: A mistura pode ser executada sem areia de rio, mas deve-se notar que sem ela tende a compactar muito mais, dificultando o processo de enraizamento, e o acesso de O2 à zona de raízes, Não sendo vital, areia é uma ajuda preciosa para as plantas se desenvolverem de uma forma saudável.

*************************************************************

Vamos agora passar diretamente para o assunto principal... Sementes. Por mais que vos possam tentar enganar, sementes de qualidade realmente aparentam ser sementes de qualidade. São bem formadas, em tons sobre o escuro, podendo ou não ter riscas. Sementes de qualidade não são geralmente claras, nem esverdeadas... Isso é sinal de sementes imaturas, e previsíveis taxas de germinação mais baixas.

Para evitar fungos ou bactérias maléficas que possam vir agarradas à semente, esta deve ser desinfetada com uma solução de "lexivia" a 5/10% antes da germinação. Com sementes profissionais não deve ser necessário... Mas nunca fiando.

Portanto... O vaso com a mistura está pronto, a semente desinfetada. Agora, está na altura de colocar água na terra; isto deve ser feito antes, e não depois da semente ser lá colocada para germinação... Porque a agua pode levantar a semente e colocá-la de novo à superfície.

Depois da mistura estar bem úmida, é só fazer uma pequena abertura com a ponta de um lápis, 1cm de profundidade... Colocar a semente... E tapar com terra, sem comprimir. O vaso pode ser colocado debaixo de lâmpadas florescentes, HPS/ MH... Ou mesmo perto de uma janela desde que não atinja temperaturas extremas. Dentro de alguns dias (pode variar entre 3 a 10 dias, ou mais), se a semente for boa, o rebento vai saltar fora da terra.

A temperatura ideal para germinação é variável consoante a espécie e o seu habitat de origem... No entanto... Entre 25/30º será excelente para a maioria delas. Para sativas extremas, como "Haze" pura, "Thai" pura, e afins (Africanas, etc)... A temperatura deve ser um pouco mais alta, perto dos 35º.

Geralmente, em vasos de 4 litros, e após a germinação... Não é necessário adicionar agua durante uns dias, pelo menos 4 ou 5. Isto porque a fim de induzir a germinação, criamos um ambiente já por si bastante úmido, o vaso já fica com um certo "excesso" de agua.

As necessidades da planta recém germinada são pequenas... Levará mais ou menos 2 semanas a adaptar-se a um admirável mundo novo, vai primeiro que tudo desenvolver raízes e um pouco de folhagem a fim de poder captar luz eficazmente... E só depois as suas necessidades vão realmente disparar.

Autor: Nutricionista


Germinação em Papel Toalha

Se colocam as sementes sobre um PAPEL TOALHA bem empapado de água que ficara dentro de uma vazilha plastica , com tampa, e num lugar QUENTE E ESCURO, para que mantenha a umidade.

Posted Image

Em poucos dias se abrirão deixando aparecer um ponto branco de raiz:

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Com o vaso preparado, neste da foto o mix do solo é o seguinte:
Terra Vegetal
Fibra de Coco
Vermiculita
Humus
Argila Expandida (Fundo do vaso)

Posted Image

Precione o dedo sobre a terra, para fazer um "furo" com aproximadamente de meio a 1cm de profundidade:

Posted Image

Posted Image

Neste momento devemos pôr a semente com a raiz para abaixo em terra meio centímetro de profundidade e tampá-la ligeiramente com terra.

Posted Image

Posted Image


Seguidamente se levantará um longo pescoço com um par de falsas folhas (cotiledones) seguidas do primeiro par real.

Posted Image

Posted Image


O que pode-se dizer sobre essa gravura que se plantando dessa forma a planta por mais esticada que fique, sempre vai poder ser aterrada, consequente fortalecimento das raizes.

Posted Image

e só nao colocar toda a terra dentro do vaso....vai-se pondo aos poucos
conforme a planta cresce.

Autor: phd_thc


Qualquer dúvuda a mais, enviar mp ao moderador da área.


Edited by Mofs, 16 September 2012 - 09:29 AM.
Melhorar o acesso às informações sobre o tema

  • Guto_2, Vivipira, LCSras and 8 others like this

#2 growroom

growroom
  • Administração
  • 413 posts

Posted 22 March 2002 - 06:31 AM

o Ph7 da agua é realmente necessário para a germinacao da semente??
E esse hormonio para germinacao é fácil de encontrar?? Sabe o nome ou a marca de um desses???

Valeu!!

#3 LearnHow

LearnHow
  • Usuário Growroom
  • 163 posts

Posted 23 March 2002 - 01:29 AM

Cara eu jah botei as sementes em água mineral e elas brotaram eu pus pH 7 pois e o mais indicado mais tambem pode ser agua destilada e quem tem sorte ela germina na terra mesmo!
eu nunca econtrei estes hormonios pois aqui onde eu moro (cidade pequena) nao existe lojas especializadas nisso!
Mais ja usei alguns q amigos trouxeram de fora e realmente agilizam a germinação!
O q eles trouxeram eu nao me recordo o nome.. mais se alguem sober por ai e bom dar o toque

Paz!!

"Já falei vou repetir.. Legalize Ganjah" :)
  • Cannabis4e20 likes this

#4 Raizlo

Raizlo
  • Usuário Growroom
  • 201 posts

Posted 27 March 2002 - 12:20 PM

Eu vi lá no ABseeds uma coisa bem legal pra brota-las, nao é um papel, mas parece, queria saber até ao certo exatamente o q é, tipo um PERFEX sabe, onde vc pega um recipiente, bota essa folha desse material, depois bota outra por cima, molhe com agua bem e depois tire todo o excesso, depois deixe numa temperatura de 21 graus, em 48hs estará brotando a criança...


VALEU !!!!

Paz >

#5 ezdrul

ezdrul
  • Usuário Growroom
  • 65 posts

Posted 28 March 2002 - 01:03 PM

eu uso essa tecnica (perfex) mas tem que ser dentro de um recipiente fechado (tupperware, embalagem de sorvete...) abra 1 vez por dia pra arejar e ver como ta...

#6 LearnHow

LearnHow
  • Usuário Growroom
  • 163 posts

Posted 28 March 2002 - 02:33 PM

EU usei o modo mais simples possivel e consegui.. simplismente pepal toalha em cima da geladeira.. de cada 6 em 6 horas eu molhava um pouco o papel em 48 horas a primeira jah deu o ar da graça e germinou..
só sei de uma coisa esssa plantinha anseia por viver
Valeu!!

Paz!!

I Love Cannabis!! :D
  • Ogrão likes this

#7 LearnHow

LearnHow
  • Usuário Growroom
  • 163 posts

Posted 28 March 2002 - 02:37 PM

Hoje felizmente tive aquela sensaçao de felicidade ao ver uma semente germinada! Eu pensava que soh sentiria akilo da 1 mais jah com 3 colheitas e iniciando a 4 plantacao e a mesma emoçao..
Galera e tenho q falar tou super feliz!
se desse eu mandava um pedacinho delsa pra geral mais ai vao querer me prender!

Abraços

I Lova Cannabis!! :D
  • Peu, Movida a THC, FatHead and 3 others like this

#8 Raizlo

Raizlo
  • Usuário Growroom
  • 201 posts

Posted 28 March 2002 - 08:30 PM

ééééé....


To so esperando essa sensação...

Mas como dizem, e sinto tambem...

Nao pode cantar vitoria antes da hora, entao é regime de silencio... hehehe


VALEU ! PARABENS !
  • Movida a THC likes this

#9 LearnHow

LearnHow
  • Usuário Growroom
  • 163 posts

Posted 29 March 2002 - 02:02 AM

Ae Raizlo..
ela jah foi pra terra agora..
e amanha jah vai pro local de crescimento!
a razinha da bixinha ta a coisa mais linda hehehhe
eu tou usando uma terra preta (com humus) e um adubo 20%/20%/20%..
ainda nao consegui a Mavica pra postar as fotos mais quando eu descolar de certeza vou postar!
Abracos aee!

#10 Raizlo

Raizlo
  • Usuário Growroom
  • 201 posts

Posted 01 April 2002 - 02:24 PM

Ai Learnhow, o q vc acha da ideia de botar bolinhas de isopor na terra pra ventilar melhor o solo ??

#11 freeheat

freeheat
  • Usuário Growroom
  • 1901 posts

Posted 02 April 2002 - 03:05 AM

a luz faz A diferença..
=~
na conta tbm =/

heeh
  • Esquilo likes this

#12 LearnHow

LearnHow
  • Usuário Growroom
  • 163 posts

Posted 03 April 2002 - 05:30 AM

Raizlo eu prefiro penerar bem a terra deixar ela realmente fofa.. eu sou meio ecologista.. nao curto a ideia de botar isopor na terra leva muito tempo pra se degradar!

Eu geralmente penero umas 3 vezes a terra antes de botar as sementes! a terra fica realmente fofa e alem do mais onde ela fica existe uma brisa constante por ter duas construcoes desviando o vento na direçao dela!
  • Movida a THC likes this

#13 Raizlo

Raizlo
  • Usuário Growroom
  • 201 posts

Posted 03 April 2002 - 10:36 AM

Tambem achei meio forçação de barra... mas quis perguntar...

Tambem tento fazer a coisa 100% natural...

Derepente só vou usar mesmo a tecnica de amarrar a criança...


VALEU!PAZ!

#14 ezdrul

ezdrul
  • Usuário Growroom
  • 65 posts

Posted 03 April 2002 - 12:18 PM

Na verdade a galera recomenda usar umas paradas que chamam "perlite" ou "vermiculite" pra deixar a terra menos densa... eu uso isopor porque não tenho a mínima idéia de onde arrumar essas outras paradas. Eu sei que são minerais, tipo pedrinhas q vc mistura na terra.
Quando vc rega, a terra tem a tendencia de empelotar. Maconha gosta de terra bem fofa e meio seca....

#15 nazareno

nazareno
  • Usuário Growroom
  • 24 posts

Posted 03 April 2002 - 12:32 PM

Não percam tempo com isso, se forem cultivar com solo usem húmus puro de boa qualidade (aqueles vendidos em sacos de 2 kg. em supermercados são perfeitos, mas não confundam com terra vegetal, que apesar de mais barata não é igulamente boa).

Se o húmus não for de boa qualidade e tiver tendência a compactar muito quando molhado (ficar algo, digamos, argiloso), misturem 25% de areia grossa de construção (aquela meio amarela que vem com umas pedrinhas, não a branca fina de rio), isso irá aumentar consideravelmente a aeração e drenagem do solo, evitando inclusive alguns problemas muito comuns como fungos em geral (apodrecem a raiz e deixam o caule mole, a planta começa a murchar, mesmo com o solo muito úmido e no estágio final pode aparecer um bolor branco em volta do caule).

A vermiculita é vendida em qualquer boa loja de jardinagem, se a forem utilizar optem por aquela com grânulos de ao menos 3 mm., quando menores elas tendem a compactar muito o solo, o que sabemos não ser uma boa idéia.

Abraços,

Nazareno.
  • nin'n and Movida a THC like this

#16 ezdrul

ezdrul
  • Usuário Growroom
  • 65 posts

Posted 03 April 2002 - 12:39 PM

legal nazareno, vou procurar a vermiculita...

pô, tem uma galera que entende mesmo do assunto por ai hein hehhehehe

eu tava plantando em humus misturado com terra vegetal, acho que vou comecar a usar soh humus....

#17 Raizlo

Raizlo
  • Usuário Growroom
  • 201 posts

Posted 03 April 2002 - 03:10 PM

E me diz... sabe uma LOJA legal pra essas coisas aqui no RJ, e preço barato claro...

#18 Ira

Ira
  • Usuário Growroom
  • 680 posts

Posted 03 April 2002 - 03:23 PM

No RJ onde podemos encontar vermiculita e varios outros artigos "avancados" de jardinagem, é na Pró Quimica e na Bherzog no Centro. A proquimica posso te afirmar que fica na Rua Miguel Couto, bem proximo à Av. Pres. Vargas. Chegando na Pro Quimica vc pode perguntar onde fica a Bherzog q os caras informam!! La tem bastante coisa interessante!

Valeu!

#19 Mr Hash

Mr Hash
  • Usuário Growroom
  • 10 posts

Posted 07 April 2002 - 10:42 PM

Aí galera, só gostaria de manifestar minha emoção ao ver a minha primeira seed germinada. Acho que todos jah devem ter sentido essa sensação, mas como sou novato essa eh a minha primeira vez e posso dizer que eh muito louco ver a bixinha nascer. Fico por aqui.

Mr. Hash
  • Ti Quatroevintesp likes this

#20 ganjafarmer

ganjafarmer
  • Usuário Growroom
  • 257 posts

Posted 08 April 2002 - 03:47 PM

No centro do Rio tem a Casa Progresso entre a uruguaiana e Rio Branco
  • matheussimba likes this





Also tagged with one or more of these keywords: germinação, guia

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users