Jump to content

Photo
* * * * * 2 votes

Métodos de Quebra de Dormência de Sementes

• Please log in to reply
39 replies to this topic

#1 Thomas

Thomas
  • Usuário Growroom
  • 4950 posts

Posted 27 April 2004 - 07:38 PM

Métodos de Quebra de Dormência de Sementes

Informativo Sementes IPEF - Novembro de 1997
Israel Gomes Vieira - Coordenação Técnica - Setor de Sementes IPEF
Gelson Dias Fernades - Técnico Responsável pelo LARGEA

Frente a necessidade urgente da reposição da vegetação nativa ou recuperação de áreas desmatadas, a compreensão da biologia reprodutivo (modo como as espécies se reproduzem no natureza) dos essências nativas (espécies da flora brasileira) se tornou de fundamental importância, para que esta recomposição florestal possa ser feita de forma racional. Dentre os vários fatores a serem estudados, existe um em especial que atinge diretamente a produção de mudas, que é o processo de dormência das sementes.

A dormência de sementes é um processo caracterizado pelo atraso da germinação, quando as sementes mesmo em condições favoráveis (umidade, temperatura, luz e oxigênio) não germinam. Cerca de dois terços das espécies arbóreas, possuem algum tipo de dormência, cujo fenômeno é comum tanto em espécies de clima temperado (regiões frias), quanto em plantas de clima tropical e subtropical (regiões quentes). O fenômeno de dormência em sementes advém de uma adaptação da espécie os condições ambientais que ela se reproduz, podendo ser de muita ou pouca umidade, incidência direta de luz, baixa temperatura etc. É portanto um recurso utilizado pelos plantas para germinarem no estação mais propícia ao seu desenvolvimento, buscando através disto a perpetuação da espécie (garantia de que alguns indivíduos se estabeleçam) ou colonização de novas áreas. Portanto, quando nos deparamos com este fenômeno há necessidade de conhecermos como as espécies superam o estado de dormência em condições naturais, para que através dele possamos buscar alternativas para uma germinação rápida e homogênea, este processo é chamado de QUEBRA DE DORMÊNCIA.

O fenômeno da dormência em sementes pode ser dividido em dormência primária e dormência secundária:

- Dormência primária é aquela que já se manifesta quando a semente completo seu desenvolvimento, ou seja, quando colhemos os sementes elas já apresentam dormência.
- Dormência secundária é quando as sementes maduras, não apresentam dormência, ou seja, germinam normalmente, mas quando expostas a fatores ambientais desfavoráveis são induzidos ao estado de dormência.

Principais causas de dormência das sementes:

Tegumento impermeável: as sementes com estas características, são chamados de sementes com casca dura, por não conseguirem absorver água e/ou oxigênio.

Embrião fisiologicamente imaturo ou rudimentar: no processo de maturidade da semente o embrião não está totalmente formado, sendo necessário dar condições favoráveis para o seu desenvolvimento.

Substâncias inibidoras: são substâncias existentes nos sementes que podem impedir a sua germinação.

Embrião dormente: o próprio embrião se encontra em estado de dormência, geralmente nesse caso a dormência é superada com choque térmico ou luz.

Combinação de causas: necessariamente os sementes não apresentam somente um tipo de dormência, podendo haver na mesma espécie mais de uma causa de dormência.

Processos para quebra de dormência das sementes:

Escarificação química: é um método químico, feito geralmente com ácidos (sulfúrico, clorídrico etc.), que possibilita os sementes executar trocas com o meio, água e/ou gases.

Escarificação mecânica: é a abrasão das sementes sobre uma superfície áspera (lixa, piso áspero etc). É utilizado para facilitar a absorção de água pela semente.

Estratificação: consiste num tratamento úmido à baixa temperatura, auxiliando as sementes na maturação do embrião, trocas gasosas e embebição por água.

Choque de temperatura: é feito com alternância de temperaturas variando em aproximadamente 20ºC, em períodos de 8 a 12 horas.

Água quente: é utilizado em sementes que apresentam impermeabilidade do tegumento e consiste em imersão das sementes em água na temperatura de 76 a 100ºC, com um tempo de tratamento específico para cada espécie.

Tabela de dormencia de das sementes em algumas espécies arbóreas.

http://www.ipef.br/t.../dormencia.html

*com ajuda do site samba420.
  • dsbmaj0r, gremio_azul, vtss and 1 other like this

#2 Luchiano

Luchiano

Master at Works

• Usuário Growroom
  • 2231 posts

Posted 27 April 2004 - 07:57 PM

Thomas

Bonito artigo esse, parabéns, mais não esquenta a cabeça com as sementes de Cannabis, pois elas não apresentam esta qualidade de preservação adotas em algumas sementes de plantas arbóreas, é só jogar no papel toalha molhado e num lugar escuro e aquecido que elas germinam.

#3 Thomas

Thomas
  • Usuário Growroom
  • 4950 posts

Posted 27 April 2004 - 08:03 PM

Mas primo luchiano como muitos não tem um money para comprar em seed bank e as seeds de prensado é foda de germinar (por experiencia propria!!! a unica que germinou e tinha 14 dias minha mãe jogou fora quando morava com ela) pelo menos irei seguir alguns passos desta materia...
Mas de qualquer maneira valeu luchiano...

#4 yuri1

yuri1
  • Usuário Growroom
  • 193 posts

Posted 29 April 2004 - 10:16 AM

PO coloquei minha sementes em um tapoer coloquei um guardanapo e bastante agua as bixinhas ficaram maiores, estao mais macias, e bem mais escuras, sei que isso é bom, mas elas ja estao nisso a 3, 4 dias, e nada de "rabinho" raiz, elas estao dentro de um lugar onde bate muito pouca luz quase escuro. e ai oque deveria fazer...por em algum lugar de mais luz..

#5 Luchiano

Luchiano

Master at Works

• Usuário Growroom
  • 2231 posts

Posted 29 April 2004 - 08:43 PM

Primo Thomas & yuri1

Assiste razão a sua observação, dependendo como o bagulho foi prensado, pode haver essa demora na germinação, principalmente se eles usam algum tipo de inibidores de fungos e ácaros.
Geralmente, uso sementes de bagulho solto, raramente umas de seed bank, normalmente elas levam de 3 a 11 dias paa germinarem dependendo das condições ambientais.
Primo yuri1, acho melhor, na minha opnião, vc colocar essas sementes numa lata escura e atrás do refrigerador, pois elas precisam de ausência de luz e calor para germinarem.

Boa Sorte!!!

#6 BrianSetzer

BrianSetzer
  • Usuário Growroom
  • 71 posts

Posted 23 May 2013 - 06:13 PM

Estou a 1 mês estudando e tentando germinar as sementes de prensado... já tentei no papel toalha molhado, já tentei em um copinho de plástico com húmus e pó de côco, já tentei direto na água, e até agora eu nunca nem vi sinal de nenhuma radícula... já testei 10 sementes e até agora nada, não vou desistir até conseguir alguma coisa!

#7 BixaDoLed

BixaDoLed
  • Usuário Growroom
  • 25 posts

Posted 05 June 2013 - 01:12 AM

bom,  eu venho fazendo da seguinte maneira

copo com agua do filtro , ou torneira ,  

jogo a semente lá,  deixo 12 horas , 8 horas ,  depende da vez.

Tiro , ponho no tapuer com papel toalha , vai para um lugar escuro ,  tento dar uma aquecida no ambiente , pq tá foda aqui onde vivo ta fazendo 18 interno anoite

e não espero sair radícula não , 1 dia de papel toalha e vai para o vaso com substrato fofo e terra vegetal ,   e ja entra no ciclo 18 por 6

• tresponto and Bigloki like this

#8 Pepeu

Pepeu
  • Usuário Growroom
  • 26 posts

Posted 09 June 2013 - 02:27 PM

Aqui tá osso. 

Já tentei de tudo e nada até agora:

- direto no papel toalha;

- 24 horas na água e papel toalha;

- copo plástico com pó de coco úmido;

- 24 horas na água e copo plástico com pó de coco úmido;

- só água.

Detalhe: montei uma estufinha de germinação com uma caixa de papelão e uma lampada incandescente de 25W, pois tá um pouco frio aqui. Mesmo assim nenhuma germinação.

Até agora nada. Acho que o meu dedinho verde tá quebrado! :D

#9 Cerveza

Cerveza

brisado

• Usuário Growroom
  • 736 posts

Posted 09 June 2013 - 06:08 PM

escolha uma boa semente, firme entre os dedos, nem muito clara nem muito escura

mão limpas de sujeira e nicotina

guardanapo e algodão grudam na semente, use papel toalha

agua pra umedecer o papel, e não pra encharcar, se molhar demais e acumular sujeira = mofo

lixe levemente a semente, lixa de unha comum, isso é quebra mecanica de dormencia

coloque a semente no papel toalha ou se preferir mantenha na agua por 24h, não mais de 48h

uma vez no papel toalha mantenha numa media de 25C, não menos de 20

protegida de qualquer luz

se a agua for estranha meça ph, deve ser algo entre 6,5 e 7

de dois a tres dias ja ta na terra, cuidado no transplante é fundamental

mantenha a umidade no vaso ate ver os cotiledones (pode-se tapar a boca do vaso com saco plastico, não esqueça de fazer furos p troca de ar)

regue o solo ao redor, não regue no ponto onde colocou o broto

so é preciso cuidado, não tem segredo

• dsbmaj0r and sequentias like this

#10 Super Tricoman

Super Tricoman
  • Usuário Growroom
  • 37 posts

Posted 14 June 2013 - 01:56 AM

escolha uma boa semente, firme entre os dedos, nem muito clara nem muito escura

mão limpas de sujeira e nicotina

guardanapo e algodão grudam na semente, use papel toalha

agua pra umedecer o papel, e não pra encharcar, se molhar demais e acumular sujeira = mofo

lixe levemente a semente, lixa de unha comum, isso é quebra mecanica de dormencia

coloque a semente no papel toalha ou se preferir mantenha na agua por 24h, não mais de 48h

uma vez no papel toalha mantenha numa media de 25C, não menos de 20

protegida de qualquer luz

se a agua for estranha meça ph, deve ser algo entre 6,5 e 7

de dois a tres dias ja ta na terra, cuidado no transplante é fundamental

mantenha a umidade no vaso ate ver os cotiledones (pode-se tapar a boca do vaso com saco plastico, não esqueça de fazer furos p troca de ar)

regue o solo ao redor, não regue no ponto onde colocou o broto

so é preciso cuidado, não tem segredo

seguindo isso não tem erro, tem que ver a qualidade das suas sementes pepeuzera

vo falar da minha experiencia to com 6 plantas de prensado, nas minhas sementes nao precisei nem lixar, faça exatamente assim que não tem erro, não pode esquecer também de botar numa tupperware ou recipiente fechado pra manter a umidade, a questao da luz é escuridao total mesmo, bota numa gaveta ou algo do tipo, de 10 sementes de biqueira germinei 8 e 2 botei na terra com a radicula muito pouco desenvolvida e uma morreu na terra e outra morreu mudinha, recomendo fortemente que só leve à terra quando ficar mais ou menos assim como as minhas

Pic0415001.jpg

bota na terra com a radicula pra baixo e ja era, assim elas cresceram vigorosas, tentei 6 semente direto na terra, um substrato bem aerado de boa qualidade e não obtive sucesso, especificamente pra semente de prensado recomendo o ufo ao inves de direto na terra, só assim deu certo pra mim

• sequentias likes this

#11 Sincero

Sincero
  • Usuário Growroom
  • 130 posts

Posted 31 July 2013 - 02:45 PM

Aqui tá osso. 

Já tentei de tudo e nada até agora:

- direto no papel toalha;

- 24 horas na água e papel toalha;

- copo plástico com pó de coco úmido;

- 24 horas na água e copo plástico com pó de coco úmido;

- só água.

Detalhe: montei uma estufinha de germinação com uma caixa de papelão e uma lampada incandescente de 25W, pois tá um pouco frio aqui. Mesmo assim nenhuma germinação.

Até agora nada. Acho que o meu dedinho verde tá quebrado! :D

Não estão germinando por conta do foto período e da época.. Inverno..

O frio atrapalha as plantas crescerem como também atrapalha as sementes germinarem.

Pois na primavera/verão.. as sementes de prensado paraguaya germinam em 4 para 5 dias. :D

AGOSTO ESTÁ CHEGANDO ... !! Muita Calma.. e vá se preparando.

#12 biscoito71

biscoito71

subversivo

• Moderador
  • 2711 posts

Posted 01 August 2013 - 12:14 PM

Não estão germinando por conta do foto período e da época.. Inverno..

O frio atrapalha as plantas crescerem como também atrapalha as sementes germinarem.

Pois na primavera/verão.. as sementes de prensado paraguaya germinam em 4 para 5 dias. :D

AGOSTO ESTÁ CHEGANDO ... !! Muita Calma.. e vá se preparando.

Sincero, se me permite o trocadilho infame vou ser bem sincero com vc.....

Isso é uma tremenda bobagem. As sementes não ligam para o fotoperíodo, uma vez que germinam na escuridão total.

O que faz a diferença é temperatura e umidade, sendo que temperatura é fácil de obter, alguns usam colocar um pote sobre roteador ou conversor de net/sky/etc,

outros ligam lampadas dentro do grow pra aumentar a temperatura (acho desperdicio, mas funciona).

Resumindo, a época do ano não importa, desde que vc mantenha a umidade e a temperatura do recepiente das seeds adequada.

E ainda tem outros fatores, como qualidade das seeds, técnicas avançadas como escarificação, choques térmicos e etc.

Entendidos todos esses pontos, lhe peço que reflita antes de disseminar uma opinião pessoal sua como se fosse informação de senso comum no fórum.

Os novatos agradecem.

• JapaFungi and sapojoegreen like this

#13 JaumRoots

JaumRoots

Quem nao tem colirio, usa oculos escuro...

• Usuário Growroom
  • 583 posts

Posted 01 August 2013 - 12:31 PM

Sincero, se me permite o trocadilho infame vou ser bem sincero com vc.....

Isso é uma tremenda bobagem. As sementes não ligam para o fotoperíodo, uma vez que germinam na escuridão total.

O que faz a diferença é temperatura e umidade, sendo que temperatura é fácil de obter, alguns usam colocar um pote sobre roteador ou conversor de net/sky/etc,

outros ligam lampadas dentro do grow pra aumentar a temperatura (acho desperdicio, mas funciona).

Resumindo, a época do ano não importa, desde que vc mantenha a umidade e a temperatura do recepiente das seeds adequada.

E ainda tem outros fatores, como qualidade das seeds, técnicas avançadas como escarificação, choques térmicos e etc.

Entendidos todos esses pontos, lhe peço que reflita antes de disseminar uma opinião pessoal sua como se fosse informação de senso comum no fórum.

Os novatos agradecem.

kkkkkkkkkkkkk, é biscoito71, agora eu entendo o porque daquela parada que eu tinha reclamado. realmente é de se ficar bolado com esses tipos de coisas... agora eu entendo... :emoticon-0132-envy:

#14 gfc

gfc
  • Usuário Growroom
  • 86 posts

Posted 08 August 2013 - 01:07 PM

Já tentei na direto no solo, tupware com papel toalha (sempre deixo enrolado em uma pano escuro e cima do roteador, mas deixo uma capinha de dvd em cima pra não esquentar muito), mas sei lá é relativo as vezes vingam algumas  outras não, já perdi várias que vingaram mas anta esqueceu de colocar na terra e mofou ahauahuaa e sempre tentei com sementes de prensados de qualidade média / ruim, deve ser por isso msm...

#15 Cerveza

Cerveza

brisado

• Usuário Growroom
  • 736 posts

Posted 08 August 2013 - 01:22 PM

Já tentei na direto no solo, tupware com papel toalha (sempre deixo enrolado em uma pano escuro e cima do roteador, mas deixo uma capinha de dvd em cima pra não esquentar muito), mas sei lá é relativo as vezes vingam algumas  outras não, já perdi várias que vingaram mas anta esqueceu de colocar na terra e mofou ahauahuaa e sempre tentei com sementes de prensados de qualidade média / ruim, deve ser por isso msm...

não, voce que não se dedicou o bastante

#16 nelaobrode

nelaobrode
  • Usuário Growroom
  • 3 posts

Posted 23 August 2013 - 08:51 PM

merda

#17 PPerverso

PPerverso

Ativista do Mês - Julho/12 - Coletivo C6 - Hey Ho Let's Grow

• Consultores Jurídicos GR
  • 5953 posts

Posted 24 August 2013 - 11:32 AM

merda

Merda de post o seu. Opine, discuta, pergunte, relate, faça qualquer coisa, mas uma postagem como a sua não agrega em absolutamente nada para a comunidade.

Procure trocar conhecimento, experiência, solver suas dúvidas, mas destilar a sua frustração e falta de educação não vai cair bem na comunidade, fica a dica.

• JapaFungi, PianinhoSC and lucaspagotti like this

#18 Amazonweed

Amazonweed
  • Usuário Growroom
  • 16 posts

Posted 03 September 2013 - 12:30 AM

Faz tempo que não entro no fórum nem planto nada. Mas das vezes que não importei sementes sempre usei de prensados.
O sucesso da germinação de sementes oriundas de prensados, como bem disseram alguns membros, está estreitamente ligado à seleção das sementes. Quanto mais novo (curado, verde claro e forte odor, skunk) melhor. Quando não (verde escuro, desidratado em excesso), uma boa técnica de seleção é pressionar levemente e aumentar a pressão entre o indicador e o polegar, descartando as de cascas rompidas. Coloca-se as sementes aparentemente íntegras e resistentes em uma caixa de fósforo vazia, fecha-se e agita-se para uma escarificação mecânica. Pode-se usar recicipientes de vidro esterilizados para sementes muito duras.
Para a reidratação deve-se colocar as sementes em garrafas (ex.: Pet de 500 mL) de água mineral e fechar, agitando várias vezes em intervalos de tempo, durante algumas horas, não mais que 24 h, para selecionar as que se acomodarem no fundo do recipiente.
Muito importante! Após separar e depositar as sementes reidratadas sob papel toalha (durante todo o processo as mãos devem estar higienizadas) colocar 4 gotas de água sanitária em uma garrafa de 1,5 L de água mineral (ou potável) e jogar as sementes selecionadas agitando. Assim evita-se fungos. Lavar novamente em água mineral (agitação em garrafa de 500 mL).
Pronto. Escolher a técnica de germinação mais adequada.
Grande parte dos insucessos em papel toalha ou algodão umedecidos é por conta de fungos não visíveis devido o fundo branco do hidro substrato..
Se não for suficiente a escarificação mecânica, antes ou depois da higienização por água sanitária, pode ser eficiente levar as sementes à água próximo dos 100 graus Celsius para a quebra de dormência, esquentando a água até começar a formar bolhas no fundo da panela, não deixar borbulhar, apagar e pronto. Jogar as sementes por 5 a 10 minutos, secar e germinação à escolha do grower.

#19 Jol

Jol
  • Usuário Growroom
  • 53 posts

Posted 24 September 2013 - 02:26 PM

eaw galera beleza?!
To precisando de uma ajuda aqui, costumo quebrar a dormencia jogando as seeds em um copo com agua ate elas abrirem e depois direto na terra pra germina. Porem nessa nova leva de seeds uma delas uma hearly skunk germino levanto o caule ta com uns 2 cm ja e as primeiras folinhas ainda nao conseguirao abrir e partir a semente to indo pro quarto dia e nada. Todas as outras estao normais.
Hoje eu tentei aumentar a humidade mais ainda nada.

Alguem ja passou por isso? Sabem oque posso fazer?

#20 Jol

Jol
  • Usuário Growroom
  • 53 posts

Posted 28 September 2013 - 09:56 AM

eaw galera beleza?!
To precisando de uma ajuda aqui, costumo quebrar a dormencia jogando as seeds em um copo com agua ate elas abrirem e depois direto na terra pra germina. Porem nessa nova leva de seeds uma delas uma hearly skunk germino levanto o caule ta com uns 2 cm ja e as primeiras folinhas ainda nao conseguirao abrir e partir a semente to indo pro quarto dia e nada. Todas as outras estao normais.
Hoje eu tentei aumentar a humidade mais ainda nada.

Alguem ja passou por isso? Sabem oque posso fazer?

Galera aumentar a humidade não funcionou porém diminui a distancia entre a lampada e a planta e parece que ela ta destravando...

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users